Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um motociclista, até o momento não identificado, morreu nesta quinta-feira, 11/04, após um acidente de trânsito nas proximidades do complexo viário 28 de Março, entre as avenidas Santos Dumont e Torquato Tapajós, na divisa das zonas Norte e Oeste de Manaus.
A equipe de reportagem do Portal RIOS DE NOTÍCIAS esteve no local da ocorrido e conforme o delegado Gerson Oliveira, plantonista da Delegacia Especializada em Homicídios em Sequestros (DEHS), um jovem de 18 anos, sem habilitação, dirigia um carro Volkswagen modelo Nivus quando houve a colisão com o motociclista.
“Após a colisão, a motocicleta caiu por cima dele. Ela atingiu e esmagou o capacete. E isso fez com que ela viesse a óbito poucos minutos após a colisão[..] O automóvel estava andando totalmente no seu direito e ele veio a colidir na traseira, em um acidente totalmente desnecessário e sem prudência”
Gerson Oliveira, delegado
Leia mais: Com aumento de acidentes fatais, instalação de radares segue sem previsão em Manaus
‘Culpa da vítima’
Segundo o delegado, o fato de o jovem dirigir o veículo sem possuir licença de motorista configura uma infração administrativa. Na delegacia, será apurada apenas a responsabilidade da pessoa que entregou o automóvel a alguém não habilitado.
“Mas o fato dele não ser habilitado não implica em nada relacionado ao acidente de trânsito. O acidente foi culpa exclusiva da vítima, que seria o motociclista. Aí a gente tem que tratar da questão de educação no trânsito. […] Ele trafegou por uma faixa zebrada, que serve apenas para um acostamento. Não é uma faixa que se possa trafegar”, detalhou o delegado.
Andrade Da Silva Filho, de 45 anos, é mototaxista e presenciou o acidente. Ele comentou sobre o ocorrido e destacou a necessidade de intervenções do Poder Público, para melhorar a mobilidade urbana na capital amazonense.
“É uma situação muito triste porque é mais um motoqueiro que a gente perde nessa cidade. A gente vê que a estrada do Aeroporto é um funil […] Tem alguns motoqueiros que são desapercebidos e fazem a ultrapassagem e acaba não dando certo como não deu agora também. Os governantes precisam tomar alguma providência sobre o trânsito de Manaus”, destacou o mototaxista.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve local e constatou a morte da vítima. O Departamento de Perícia Técnico Científica (DPTC) realizou a perícia no local e o Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo.
*Com a colaboração de Diana Rodrigues