Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Câmara dos Deputados inicia nesta terça-feira, 23/5, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação no Futebol, que investiga fraudes de resultados em partidas de futebol. Três parlamentares do Amazonas participam da comissão, são eles: Saullo Viana (UB), Capitão Alberto Neto (PL) e Adail Filho (Republicanos).
No último mês, diversos casos de manipulação em resultados de partidas de futebol surgiram no país, devido a isso a CPI foi instalada. Ao integrar a comissão, os parlamentares do Amazonas se manifestaram nas redes sociais. O deputado Capitão Alberto Neto se mostrou disposto a assumir a missão na Câmara Federal.
“Entro nessa CPI com muita vontade de trabalhar, investigar e aprofundar quem são os responsáveis por atrapalhar o futebol brasileiro. Eu tenho certeza que ao final dessa CPI os criminosos serão punidos rigorosamente conforme a legislação brasileira”, enfatizou Alberto.
O deputado federal Saullo Viana ressaltou a importância de punir os culpados para que ‘não contaminem’ o futebol brasileiro. “Isso pode levar ao fim o maior esporte do Brasil, que é o futebol. Isso é algo muito grave! Nessa CPI, nós que somos integrantes temos a obrigação de investigar e de fato achar os culpados para que eles sejam punidos”, disse o parlamentar.
Comissão
O deputado Felipe Carreras (PSB-PE) é o autor do requerimento que deu origem a CPI e também será o relator da comissão que conta com 34 integrantes e a presidência ficará a cargo do deputado Julio Arcoverde (PP-PI). O requerimento para abertura da comissão foi apresentado no final de abril pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).
A CPI terá prazo de 120 dias para realizar as investigações sobre o tema e foi estabelecida em meio a uma operação policial que está apurando um esquema de fraudes no Campeonato Brasileiro e em torneios estaduais.
Testemunha
O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, foi convocado como testemunha para depor na CPI da Manipulação no Futebol, que ocorrerá no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Ainda sem data definida para ocorrer.
Ednailson tornou-se uma figura de destaque na luta contra a manipulação de resultados após denunciar uma partida do Campeonato Amazonense de Futebol, onde o EC Iranduba perdeu por 7 a 0 para o Amazonas FC. A FAF decidiu suspender por 2 anos, aplicar uma multa de cem mil reais e rebaixar o clube no Campeonato Amazonense, incluindo o futebol feminino.
“Irei à CPI, como testemunha. Pretendo contribuir com os trabalhos, levar o que a gente apurou. Nós fomos a primeira federação a bater de frente com a manipulação, a primeira federação a denunciar, a primeira federação a suspender clube, a multar. Ou seja, nós vamos à Brasília sim. Estaremos no seio da CPI. Vamos contribuir ainda mais para tirar do meio do futebol essas quadrilhas de manipulação de resultados”, finalizou Rozenha.