Letícia Rolim – Rios de Notícias
BRASIL – Devido a enchente histórica que atinge o Rio Grande do Sul (RS), muitas famílias ficaram desabrigadas e ilhadas, inclusive animais. Com a rápida elevação das águas, as pessoas não conseguiram resgatar os bichos, que ficaram para trás e precisando de resgate.
Segundo a Defesa Civil estadual, até sexta-feira, 10/5, aproximadamente 9.984 animais foram resgatados, abrangendo desde cavalos até pequenos animais domésticos como gatos e cachorros.
Leia também: Número de mortos no RS sobe para 136; desaparecidos chegam a 125
Em meio à tragédia, diversos voluntários se uniram a grupos de apoio e bombeiros para resgatar os animais em situação de risco. Apesar das dificuldades enfrentadas, os trabalhos não param.
Alguns, como o cavalo apelidado de “Caramelo”, precisam ser sedados para serem transportados com segurança.
Muitos dos animais resgatados não possuem identificação dos donos, sendo encaminhados para abrigos improvisados. A Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários, incluindo o Grupo de Respostas a Animais Silvestres do Rio Grande do Sul, estão unindo esforços para cuidar desses animais durante a crise.
Animais resgatados
Nesta semana, o cavalo agora conhecido como “Caramelo”, que ficou ilhado em cima de um telhado por quatro dias, capturou a atenção de todo o país.
O resgate destacou as dificuldades enfrentadas no transporte de animais de grande porte durante situações de emergência, e evidenciou a gravidade da situação das enchentes no Rio Grande do Sul.
Equipes de bombeiros conseguiram resgatar o cavalo na quarta-feira, 8/5, após sedá-lo e cuidadosamente colocá-lo dentro de um bote. O momento emocionante do resgate foi acompanhado por pessoas de todo o Brasil, destacando a importância do trabalho incansável das equipes de resgate.
Além deste caso, um vídeo que circula nas redes sociais também mostra o momento de um comovente reencontro entre um senhor e sua cadelinha de estimação. Nas imagens, o tutor não contém a emoção ao pegar o animal no colo.
O pet parece ter sido encontrado em um dos abrigos destinados aos animais resgatados.