Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O lutador de MMA e servidor público Thiago Pinto de Melo Azedo, de 34 anos, foi preso na noite de segunda-feira, 20/5, na capital amazonense, após ser denunciado pela ex-namorada por agressão física e ameaça de morte.
A prisão ocorreu depois que Thiago se apresentou voluntariamente à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), zona Centro-Sul, cumprindo o mandado de prisão expedido pela Justiça do Amazonas.
“Compareceu a esta especializada o nacional Thiago Pinto de Melo Azedo para se apresentar por livre e espontânea vontade em cumprimento do Mandado de Prisão n. 0496387-84.2024.8.04.0001-05. O mesmo se encontra em perfeitas condições físicas e mentais”, descreve o Boletim de Ocorrência.
O documento detalha que ele foi encaminhado para a realização de exame de corpo de delito e agora está à disposição da Justiça para audiência de custódia, conforme os protocolos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Caso
Os fatos que culminaram na prisão de Thiago Pinto de Melo Azedo remontam ao dia 3 de maio, quando ele teria agredido a ex-namorada, uma psicóloga e cantora, após um encontro. Segundo o relato da vítima, o agressor estava embriagado quando as agressões começaram no retorno para o residencial onde ela mora.
Após o fato, a vítima registrou um boletim de ocorrência relatando que sofreu agressões físicas e verbais, além de ameaças de morte. Em suas redes sociais, ela compartilhou fotos dos hematomas nos lábios, braços e rosto, denunciando a violência que vinha sofrendo de forma recorrente.
A denúncia feita teve grande repercussão nas redes sociais e na imprensa local, aumentando a pressão para que as autoridades agissem rapidamente.
A delegada Patrícia Leão, titular da DECCM, afirmou que as diligências investigativas forneceram provas suficientes para que o mandado de prisão preventiva fosse decretado.
O comunicado da Polícia Civil enviado à Comarca de Manaus detalha o procedimento e a apresentação de Thiago para a audiência de custódia, onde será avaliada a necessidade de manter a prisão preventiva.
“Apresentamos a Vossa Excelência para audência de custódia em Cumprimento a Mandado de Prisão Cautelar, pela conduta de cumprimento de mandado (Lei Maria da Penha)”, cita documento, assinado pelo delegado Luiz Fernandes da Rocha Júnior.
Thiago Pinto de Melo Azedo é conhecido no meio esportivo de Manaus, onde construiu uma carreira como lutador de MMA. Além disso, é servidor público, com ensino superior incompleto, conforme os dados presentes no comunicado enviado pelo delegado Luiz Fernandes da Rocha Júnior.
A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), em uma publicação nas redes sociais nesta terça-feira, 21/5, elogiou a atuação da Polícia Civil no caso. A deputada enfatizou a importância de dar uma resposta adequada aos danos físicos e psicológicos sofridos por Jhenifer e de mostrar que a violência contra a mulher não será tolerada.
A vítima agradeceu o apoio recebido e reforçou a importância de denunciar casos de violência doméstica.
“Obrigada, Deputada Alessandra Campelo, e toda sua equipe. A justiça começou a ser feita. Que todos agressores possam saber que existem consequências para seus atos de atrocidade. E, principalmente, que nós mulheres não tenhamos medo de denunciar”, comentou.