Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um clássico retorna ao repertório do Boi-Bumbá Caprichoso após 26 anos. Gravada por Arlindo Júnior, em 1998, a toada “Ritual da Vida” foi regravada para o 57° Festival Folclórico de Parintins, ganhando uma nova versão na voz do levantador de toadas Patrick Araújo. A nova versão de 2024 pode ser ouvida nas principais plataformas digitais.
Para Patrick, a nova interpretação da toada é especialmente significativa, já que ele nasceu no mesmo ano em que a toada original foi lançada. “Jamais imaginaria interpretar uma toada que foi um marco de sucesso na história do Caprichoso e, justamente, no ano que nasci. É como uma benção de Arlindo Júnior para o meu cantar”, relatou.
Leia mais: ‘Cria do São José’: Lívia Cristina relembra trajetória no Festival de Parintins
Ao riosdenoticias.com.br, o cantor Arlindo Neto, comentou que ficou surpreso ao ver a regravação da toada eternizada na voz de seu pai e que está feliz e emocionado com a homenagem.
“Não vou negar que hoje, ao acordar, fui pego de surpresa quando eu vi uma reagravação de ‘Ritual da Vida’, na voz do meu amigo, Patrick Araújo. Fiquei muito feliz pois está muito lindo e maravilhoso. As guitarras e o novo arranjo estão incríveis. Tenho certeza que se meu pai tivesse aqui ele ia ficar muito feliz também, porque ele gostava dessa pegada mais pop”, disse o artista.
“Ritual da Vida” foi encenada apenas uma vez no Bumbódromo, em 1998, no álbum “85 Anos de Cultura”. Agora, a expectativa da nação azulada é saber como será a reapresentação dessa toada na arena, em 2024. Para Arlindo Neto, a apresentação será um “marco”.
“Na arena eu acho que vai ser muito emocionante, porque em 1998 meu pai era levantador e apresentador ao mesmo tempo, nós fomos campeões, e ‘Ritual da Vida’ ficou marcado por muitos e muitos anos, e eu tenho certeza que esse ano não vai ser diferente. É muito incrível, eu estou muito feliz e emocionado. Tenho certeza que na arena isso vai ser um marco também”, completou o cantor.
‘Trabalho Silencioso’
A regravação, que conta com a produção musical de Valdenor Filho, o “Pelado Júnior”, traz uma nova roupagem à obra dos compositores Ronaldo Barbosa e Simão Assayag. “Foi um trabalho silencioso e dedicado a trazer um novo olhar e uma nova sonoridade para uma toada tão icônica na história do Boi Caprichoso, uma época gloriosa dos anos 90”, enfatiza Pelado Júnior.
Letra completa da toada:
Ritual da Vida
(Ronaldo Barbosa e Simão Assayag)
(Hê, hê, hê, hêêêy)
(Hê, hê, hey)
(Heya, heya, ha, heya, hey)
Ôh-ôh-ôh-ôh-ôh, ôh-ôh
Vai!
(Hey, hey, hey, hey, hey, hey, hey)
(Hey, hey, hey, hey, hey, hey, hey)
E vieram as chuvas trazidas pelo vento
(Temporal e ventania)
E vieram as cheias para o ritual da vida
E vieram as chuvas trazidas pelo vento
(Temporal e ventania)
E vieram as cheias para o ritual da vida, ah
A natureza sorriu, a natureza aludiu
O que ouviu, o que fez, o que sentiu
A natureza sorriu, a natureza aludiu
O que ouviu, o que fez, o que sentiu
Tece a tua teia, aranha negra
O tálamo onde a vida abraça a morte
Tu me suplicas, eu não te imploro
Tu me cortejas, te devoro
Vou te devorar, vou te devorar
Ritual da vida!
Vou te devorar, vou te devorar
Assim é a corrida, cumprida, sentida
Pra vida continuar, vou te devorar
Vou te devorar, vou te devorar
Ritual da vida!
Vou te devorar, vou te devorar
Assim é a corrida, cumprida, sentida
Pra vida continuar, vou te devorar (Devorar, devorar)
(Hey, hey, hey, hey, hey, hey)