Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em nome de sua equipe, a delegada Joyce Coelho, ex-titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), agradeceu a população e aos meios de comunicação pela preocupação e as inúmeras mensagens de solidariedade, telefonemas e e-mail recebidos em agradecimento e reconhecimento sobre a importância do seu trabalho.
Com uma vasta experiência de oito anos à frente da Depca, a delegada deixou o comando da delegacia, nessa segunda-feira, 3/6, segundo a Portaria n. 769/2024, publicada no Diário Oficial do Estado. A delegada ficou emocionada ao receber tanto apoio e ser redirecionada para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).
Leia mais: Delegada Joyce Coelho admite surpresa após deixar a Depca
“Isso é realmente a maior honraria que eu poderia receber [apoio] porque o servidor público é isso, trabalha para servir ao público e não a outros interesses. Então, a gente sai desse lugar com a cabeça erguida, ciente de que a gente cumpriu o nosso dever. Eu sempre vou ser uma entusiasta dessa causa e colocar a disposição tudo o que eu aprendi.”
Delegada Joyce Coelho
A delegada ainda destacou que irá trabalhar com o mesmo empenho quando esteve à frente da Depca, visto que nasceu para ser policial.
Eleição 2024
Após a exoneração, surgiram diversos comentários especulando que Joyce Coelho poderia vir como candidata nas eleições 2024, mas a autoridade policial negou que pretende se envolver com política. De acordo com a delegada, apenas houve influência política em seu remanejamento para outra delegacia.
“Houve interferência política sim, isso é inegável! Não adianta tapar o sol com a peneira, houve sim. Estou saindo por uma imposição por não ter aceitado, não ter me submetido a alguns pedidos. Vamos dizer assim, porque isso não é pra mim uma ordem. Isso não é uma insubordinação porque não é uma ordem legal. Então, o mais importante é sair com a cabeça erguida”, ressaltou.
Joyce Coelho finalizou agradecendo o apoio de quem tem o compromisso de passar a verdade.
No mês de maio, a delegada havia colocado seu cargo à disposição após conflitos políticos, principalmente, com a presença da deputada estadual Débora Menezes (PL), que participou de coletiva de imprensa após a realização de operações policiais da qual Joyce Coelho estava à frente.
Na semana passada, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) orientou a Delegacia Geral que não permita participação de políticos em ações policiais para fins de promoção política.