Júlio Gadelha- Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A rua Salamandra, no bairro Cidade de Deus, zona Norte, está parcialmente destruída devido à falta de manutenção e pavimentação. As falhas no asfalto são tão antigas que a vegetação começou a crescer nos buracos.
Em conversa com os moradores, a equipe do Portal RIOS DE NOTÍCIAS ouviu relatos sobre a dificuldade de viver em uma rua praticamente intrafegável.
“A tristeza é, como vocês viram, que nós moramos aqui há tanto tempo e pagamos IPTU, que tem aumentado nos últimos anos. E olha as nossas condições de rua”, afirmou o pedreiro Luiz Santos Ximenes, de 57 anos, morador da região desde 1995.
Leia também: Fala Manaus: ‘buraqueira’ no ramal Água Branca 2 impede escoamento de produção rural
A dona de casa, Rebeca dos Santos, de 26 anos, relatou que, em três anos residindo na rua Salamandra, nenhuma manutenção ou pavimentação foi realizada pela Prefeitura de Manaus. Ela questiona o fato de que recentemente asfaltaram as ruas vizinhas, mas a rua Salamandra continua em condições precárias.
“Durante esses três anos que moro aqui, nunca vi ninguém da Prefeitura vindo. Quando eles passaram na rua de baixo, fizeram uma promessa de que iam passar por aqui, mas até hoje não vieram”, disse Rebeca dos Santos.
A moradora, que tem um filho com deficiência, relata que os serviços básicos como transporte de aplicativo e coleta de lixo estão sendo afetados pelas más condições do local.
“Carro de Uber, Moto Uber e caminhão de lixo não descem mais. Eu tenho um bebê com deficiência e, durante a noite, os carros de aplicativo não descem porque dizem que aqui é muito ruim, e nós temos que subir para pegar o transporte”, afirmou
Em momentos de chuvas as dificuldades aumentam. Até jovens e crianças ficam impossibilitados de subir a ladeira, visto que fica lisa e causa acidentes.
“Quando chove é pior porque as crianças passam por dificuldades, pois subir essa ladeira é muito difícil. Minha filha já caiu aqui, meu vizinho também. Peço que olhem por nós, pois essa rua está precisando de atenção”, declarou
Outra moradora, Luz Helena Simões Marialva, de 55 anos, assistente social, afirmou que já registrou uma queixa oficial no Distrito de Obras do Cidade de Deus, gerenciado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf), sobre a situação da rua. O órgão se comprometeu a realizar a pavimentação após concluir o serviço nas ruas paralelas. No entanto, até hoje, a rua Salamandra não recebeu asfalto.
A REPORTAGEM entrou em contato com a Prefeitura de Manaus por meio da Seminf para saber sobre os possíveis reparos na região, a qual respondeu que a rua já consta na programação para receber o serviço de recapeamento asfáltico.