Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Elas são belas, talentosas, esbanjam charme, simpatia e defendem o Item 09 [Cunhã-Poranga] no 57° Festival Folclórico de Parintins. Nesta quarta-feira, 26/6, Marciele Albuquerque, Cunhã Poranga do boi Caprichoso e na terça-feira, 25/6, Isabelle Nogueira, Cunhã-Poranga do Garantido e ex-BBB24 publicaram em suas redes sociais a trajetória de cada uma nos bumbás para a alegria dos seus admiradores e torcedores.
A Cunhã Poranga do boi azul e branco, Marciele Albuquerque publicou um post em seu Instagram falando sobre as belezas de Parintins, sua paixão pela cidade e a rica cultura.
Ela compartilhou sua história com os internautas. “Assumir o item 09 Cunhã-Poranga foi uma das maiores realizações pra mim. Tenho muito orgunho da minha trajetória e me sinto honrada por representar a nação azulada”, ressaltou.
Marciele conta que sempre esteve no boi Caprichoso sendo dançarina do Corpo de Dança por sete anos, quando tudo mudou para a jovem em 2016, ano em que se tornou oficialmente Cunhã Poranga da nação azul e branca. “E desde então, eu Marciele, cresci junto com o item em todos os sentidos da vida e sigo inspirada e e inspirando pessoas com o que eu faço”, disse.
“Parintins é o lugar em que o mundo voltará os olhos nesse fim de semana. Que lugar, que cultura!”, “A Cunhã mais linda!”, “Cunhã tribal, gigante igual”, “Que lindeza! Que show de cultura!”, ” “A beleza que mais encanta é do meu boizinho e da minha cunhã azulada”, “Parintins é o melhor lugar do mundo”, comentaram os torcedores azulados.
Leia também: Festival de Parintins: ‘Me sinto privilegiada e feliz’, diz a única mulher a conduzir triciclo na ilha
Isabelle Nogueira, Cunhã-Poranga do Garantido, também contou em suas redes sociais sobre sua história no boi bumbá vermelho. “E neste ano eu celebrarei dez anos de item oficial no Festival Folclórico de Parintins”, revelou.
Ela dividiu com os internautas de todo o país a paixão pelo boi vermelho e branco iniciada na infância quando a mãe a levava para os eventos do Garantido, onde aprendeu as coreografias. Na adolescência Isabelle começou a dançar profissionalmente como dançarina de boi-bumbá em alguns grupos folclóricos e shows para turistas.
“Participei de algumas audições para ser item oficial do meu boi Garantido no Festival Folclórico de Parintins e quando foi em 2014 eu participei de um concurso para Rainha do Folclore com 40 belas amazonenses, no qual eu ganhei, em 2017 eu fui aclamada Cunhã-Poranga do meu Garantido”, explicou.
Voz para muitas mulheres
Não obstante, na internet, muitas pessoas comentaram o quanto os itens são representativos e simbolizam força e luta.
“Tenho tanto orgulho, tanta admiração por ela. A força, a fé, a garra, a firmeza nas palavras, convicções… Isabelle trouxe além da cultura, trouxe voz para muitas mulheres. Mulheres que se espelharam no caráter, na força e na beleza dela. Ela fez muitas pessoas irem atrás de saber de suas próprias raízes e culturas. Ela é um acontecimento, um espetáculo à parte. Que sorte a nossa a termos como exemplo e acompanhar tantas conquistas que a vida vai trazer para ela por merecimento. O nome Isabelle Nogueira hoje tem peso, e aqui no vídeo ela conta um pouquinho do que ela passou pra chegar até aqui”, comentou uma fã da Cunhã.
“Parabéns Isabelle Nogueira! Sua trajetória é linda e inspiradora! Todo seu esforço, dedicação, comprometimento e garra são dignos de todos os aplausos e sucesso do mundo!”, “Que linda, que emoção minha cunhã linda, deusa cunhã”, expressaram.