Redação Rios
CANUTAMA (AM) – Realizado na propriedade do produtor Ubirajara da Silva Ferreira, localizado na comunidade Água Azul, quilômetro 23 da BR-319, do distrito de Açuanópolis, Sul de Canutama (distante 619 quilômetros de Manaus), o 1º Curso de Boas Práticas de Produção em Piscicultura foi ministrado pelo engenheiro de pesca do Idam, Rafael Camolese Maltarolo, e teve início no dia 02 de junho.
Ao todo, 18 piscicultores da Associação da Agricultura Familiar ASSAF-CAAZ participaram da ação, no município distante 619 quilômetros de Manaus.
“Espera-se que com os conhecimentos adquiridos, os produtores consigam trabalhar a piscicultura de maneira independente, consigam ter uma produção mais significativa e lucrativa gerando renda às suas famílias.” disse o gerente da Unidade Local do Idam no Sul de Canutama, Marcos Chixaro.
Leia também: Capacitação de produtores impulsiona economia em Rio Preto da Eva
Entre os temas abordados destaca-se: Água de abastecimento da piscicultura; Manutenção da piscicultura e da propriedade; macrófitas aquáticas; manejo do solo e aplicação de calcário; fertilização; densidade de estocagem; principais doenças dos peixes; tratamento das enfermidades; manejo de transferência/Despesca; procedimentos de limpeza e assepsia dos equipamentos; controles e rastreabilidade na piscicultura.
O produtor Eugênio Kazuto Hirakuri, que trabalha há 5 anos com a piscicultura, aposta no aumento dos lucros.
“Inicialmente a minha produção de peixes era somente para lazer, com o passar dos anos e devido acompanhamento adequado do Idam, a minha produção aumentou drasticamente, e hoje com o curso, posso prosseguir sem dúvidas e com mais cuidado com a saúde da minha produção e assim aumentar a minha lucratividade” pontuou o produtor.
Está previsto para a programação ter prosseguimento em outras comunidades durante o mês de setembro, devido a grande procura regional e porque a capacitação tem objetivo de incrementar as atividades dos produtores locais.
*Com informações da assessoria