Redação Rios
BRASIL – No dia 17/6, a seleção brasileira abandonará suas tradicionais cores verde-amarelo e utilizará um uniforme preto para o amistoso contra Guiné, que ocorrerá no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona, Espanha.
Essa iniciativa faz parte dos esforços da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no combate ao racismo, especialmente após os recentes insultos sofridos por Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, no futebol espanhol. A notícia foi primeiramente divulgada pelo Uol e confirmada pela Agência Estado.
O uniforme que os jogadores de linha utilizarão é o mesmo produzido pela patrocinadora da seleção, a Nike, para goleiros na coleção atual.
Essa será a primeira vez na história que a seleção brasileira entrará em campo vestindo camisas, shorts e meiões pretos, enquanto tradicionalmente adotava a cor branca como predominante no uniforme.
Leia também: Após ‘namoro’ com Flamengo, Jorge Jesus assume seleção da Arábia Saudita
Conforme informações apuradas pelo Estadão, o Brasil jogará de preto apenas no primeiro tempo, voltando para a segunda etapa com a camisa amarela. O anúncio oficial dessa ação ocorrerá na próxima semana, quando a seleção desembarcar em Barcelona.
Medidas mais severas foram adotadas pela CBF, após Vini Jr. ser vítima de mais um ataque racista durante a derrota por 1 a 0 do Real Madrid para o Valencia, dia 21 de maio.
As denúncias públicas do jogador levaram até a Laliga, entidade responsável pela organização do Campeonato Espanhol, a se mobilizar em busca de uma mudança na legislação para ter maior autonomia na punição do racismo.
O governo brasileiro chegou a questionar o assunto junto à embaixada espanhola.
Na última segunda-feira, 5/6, a CBF anunciou que a seleção brasileira fará um amistoso com a Espanha em março de 2024, para promover uma campanha contra o racismo no futebol.
A partida será em estádio espanhol, durante a Data Fifa entre 18 e 26 de março do próximo ano, mas ainda sem definição de data e local. O amistoso marcará o reencontro das seleções em uma partida de futebol masculino após mais de dez anos.
A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi na final da Copa das Confederações de 2013, quando a seleção brasileira, então comandada por Felipão, venceu os espanhóis por 3 a 0, com dois gols sendo um de Fred e um de Neymar.
*Com informações da Agência Estado