Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um tumulto foi registrado no Hospital Delphina Aziz, localizado na zona Norte de Manaus, na manhã desta sexta-feira, 9/6, devido ao expressivo número de pessoas concentradas para atendimento no mesmo dia.
Ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, o filho de um paciente, que não quis se identificar, afirmou que o sistema de saúde marcou exame para diversas pessoas no mesmo período da manhã. De acordo com ele, alguns pacientes ficaram do lado de fora, impedidos de entrar.
“Os funcionários estão enrolados com esse monte de gente. O sistema marcou para a mesma data para todas essas pessoas. Justamente hoje o meu pai tinha esse exame para fazer. Minha irmã é enfermeira, então ela está o acompanhando”, afirmou.
Além do pai, o homem também relatou que o cunhado chegou no hospital por volta das 4h para fazer uma cirurgia de catarata. “Quando ele chegou lá, começou a chegar gente e não parou mais. Marcaram todo mundo para o mesmo dia”.
Confirmação
Uma equipe do portal RIOS DE NOTÍCIAS foi até o local verificar a denúncia e constatou que houve um princípio de confusão na unidade hospitalar devido ao grande fluxo de pessoas. Porém, antes das 10h a situação já estava controlada e normalizada.
Nota
A Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) informou que, após um pico no fluxo de pacientes nas primeiras horas da manhã, nesta sexta-feira, 9/6, o atendimento para consultas, exames e serviços como fisioterapia do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Delphina Aziz, ocorre dentro da normalidade. A unidade providenciou tendas e cadeiras para acomodar os pacientes, enquanto eles eram orientados pela equipe de assistencial sobre o atendimento.
A SES informa que, diariamente, o hospital atende, em média, 600 pessoas. Neste mês de junho, em virtude do elevado índice de absenteísmo, o hospital ampliou a oferta de marcações em 48%, tomando como base as faltas registradas no mês anterior. A unidade de saúde, que é referência de atendimento assistencial, segue trabalhando para melhorar cada vez mais os fluxos e o atendimento à população.
Por conta do absenteísmo, o hospital adotou uma série de iniciativas para combater estas ausências, entre elas a extensão do prazo para atendimento em até 15 dias em caso de falta do paciente à consulta; ampliação das marcações; ampliação das ofertas de serviços, entre outros.
Vale reforçar que, na guia de agendamento de consulta ambulatorial, o paciente é informado sobre a hora do atendimento, não havendo necessidade de chegar à unidade com muita antecedência. É importante ressaltar, ainda, que o paciente aguarde a confirmação de consulta via contato telefônico (SMS e WhatsApp), como é padrão na unidade de saúde.
Nesta sexta-feira, a equipe do hospital aproveitou para realizar a atualização cadastral das pessoas que aguardavam o atendimento, uma vez que muitas estavam com os números de telefones desatualizados.