Redação Rios
AMAZONAS – A Polícia Federal deflagrou a Operação Rios de Ouro com o objetivo de combater grupo criminoso envolvido na extração e exploração irregular de minérios ao longo do Rio Jutaí, interior do Amazonas. A ação ocorreu na quarta-feira, 18/7.
Policiais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações na cidade de Porto Velho/RO e Itaituba/PA.
Leia também: Manaus é a cidade com a maior taxa de roubo e furto de celular do Brasil
A investigação iniciou-se a partir de um relatório recebido pela Agência Nacional de Mineração informando que certa cooperativa de garimpeiros apresentou relatório anual de lavra, entre 2020 e 2022, com a validade vencida. Dessa forma, ficou constatado lavratura de minérios sem a devida permissão.
No curso da investigação, foi detectado que os responsáveis pela cooperativa realizavam contratos de parceria com dragas garimpeiras para extração do ouro, utilizando permissões de lavra garimpeira inexistentes.
A medida de busca e apreensão visa obter elementos que comprovem a prática dos crimes de extração ilegal de minério e usurpação de bens da União, além de aprofundar a investigação sobre o destino dos minérios.