Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Nos dias 26 e 27 de Julho, acontece no parque da Juventude Ajuricaba Mascarenhas, no bairro São José, em Manaus, a 3° edição do ‘Rock da zona Leste’ que inicia nesta quinta-feira, 26/7, com shows de bandas, exposição de artigos artesanais e um torneio de skate que será realizado no ‘Formigueiro Skate Park’.
A proposta é difundir a cultura das bandas autorais da cidade e até sábado, 27. No total, 25 bandas sobem ao palco, sendo que 23 delas são autorais. O Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com um dos produtores do evento, o músico Rodney Silva, que falou sobre a origem do evento cultural.
“Tudo começou no ano de 2022, após a reunião e organização das bandas com apoiadores como Júnior Spaik, Rodney Silva e Lúcio Batera. A primeira edição foi na praça de alimentação do Jorge Teixeira. Em 2023 o evento passou a ser realizado no Formigueiro Skate Park , lugar onde se reúnem adeptos do Hip-Hop, Reggae e Skate”, lembrou o músico.
Leia também: Mulheres no rock: empoderamento e atitude na conquista do espaço feminino em Manaus
Além dos shows de rock, haverá apresentações de hip hop e Reggae. O Dj Jhon da Fita, não vai deixar ninguém parado nos intervalos das apresentações das bandas. A entrada é gratuita e a festa começa a partir das 17h, na sexta, e às 14h no sábado.
“A zona Leste é a área onde existe mais adeptos do Rock. Os melhores eventos da cena underground que reúnem todos estilos e tribos, onde é a maior concentração de bares de Rock e de bandas undergrounds”, explicou Rodney que também é vocalista da banda Renegados Pelo Sistema.
“Apresentei durante 14 anos o Programa Rock de Subúrbio na Rádio Comunitária ‘A Voz das Comunidades’ e desde quando passei a frequentar os shows de Rock percebi que o comportamento do público tem mudado a partir da geração Fronteira Norte, uma geração que passou a prestigiar e valorizar mais os artistas de Rock da terra a ponto de cantar em coro suas músicas”, avaliou.
De acordo com Lúcio Batera, a mudança no comportamento do público aconteceu na virada do século com a realização dos festivais Fronteira Norte 1 e 2.
“Há espaço para bandas covers e autorais aqui em Manaus. Nossa cena cresceu e haverá no ‘Rock da zona Leste’ uma diversidade de estilos dentro do rock como o punk , metal, alternativo, o pop rock , hardcore e outros estilos como o hip hop e o reggae”, ressaltou.
Programação
Renegados Pelo Sistema
A banda começou em 2007 e tem raízes no bairro do São Jorge, zona Oeste de Manaus. O nome surgiu de uma vida oprimida pelo sistema. “É um grito de liberdade do cotidiano marginalizado das pessoas excluídas pela sociedade”, resumiu Rodney.