Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A escolha do vice-prefeito na chapa de David Almeida (Avante) será crucial para definir o apoio de pelo menos duas siglas à sua candidatura, além de influenciar coligações de outros candidatos.
Segundo interlocutores, a articulação para definir o vice de David será decisiva para garantir o apoio do PSD e MDB. Os partidos estão alinhados ao senador Omar Aziz (PSD), principal articulador do Governo Federal no estado. Nos bastidores, a decisão está entre uma chapa “puro sangue” do Avante, com os nomes de Renato Junior, Secretário de Obras, e Shádia Fraxe, Secretária de Saúde de Manaus. Contudo, a disputa interna é para que o vice seja uma indicação do PSD, partido de Omar, para consolidar o apoio da sigla, ou pelo menos uma pessoa de confiança do senador.
Se David optar por uma chapa somente com aliados do Avante, isso pode enfraquecer seu arco de aliança, resultando na migração do PSD e MDB para a candidatura de Marcelo Ramos do PT.
Esses partidos são alinhados a nível nacional e fazem parte do Governo Lula, com representantes em ministérios. A mudança daria um novo ânimo à campanha de Marcelo Ramos, que já conta com o apoio total da Federação PT, PCdoB e PV, além do PDT.
Efeito Dominó
A definição do vice também influencia outros partidos e outras candidaturas. Segundo informações de bastidores, a Federação PSOL/REDE aguarda um posicionamento de Omar Aziz. Se o senador for para o lado do PT, o PSOL vai declinar da pré-candidatura de Natália Demes (PSOL) e a federação irá apoiar Marcelo Ramos, o que representaria a união da esquerda na capital.
Tempo de TV
Outro ponto importante é a propaganda eleitoral gratuita e o Fundo Partidário. O cálculo da propaganda e do fundo é feito com base no número de deputados federais das siglas. Com a saída do PSD (44 deputados) e MDB (44 deputados), a coligação de David Almeida perderia drasticamente em tempo de TV e verbas do fundão, o que pode interferir diretamente no desempenho eleitoral.
Atualmente, segundo estimativas apuradas pelo Portal RIOS DE NOTÍCIAS, David Almeida teria o segundo maior tempo de TV com todas as siglas ao seu lado. Sem o apoio do PSD e MDB, seus aliados se resumiriam ao DC e ao partido Agir 36. Desses, apenas o Avante elegeu sete deputados federais nas últimas eleições, enquanto os outros dois partidos não contribuem para o cálculo da propaganda eleitoral. Isso pode fazer com que o prefeito passe para as últimas posições em termos de tempo de TV e rádio, perdendo muita visibilidade nos momentos decisivos da eleição.
Por outro lado, Marcelo Ramos pode se tornar o candidato com maior tempo de TV se confirmado os apoios de PSD, MDB e da Federação PSOL/REDE.