Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Quando anoitece, começam os assaltos para cá. A gente vem da igreja e eles pensam que estamos trazendo muito dinheiro, mas é só a bíblia dentro da bolsa, e mesmo assim levam tudo“, revelou Maria Lucinda, de 55 anos, e mãe de duas filhas com deficiência, como destacou à nossa equipe de reportagem.
A rua Moisés, localizada no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da capital, está em precariedade há mais de dez anos. São buracos, crateras, falta de saneamento, lixo e também muitos assaltos. A falta de iluminação adequada reflete na insegurança dos moradores, que exigem uma solução rápida.
Leia também: Fala Manaus: ‘Um local abandonado e perigoso’, diz moradora da rua Parada Angélica
“Olha, eu já moro aqui há mais de 25 anos. Nunca foi feito nada nessa rua. O lixeiro já não passa, fica lá em cima. A gente tem que correr com lixo pra deixar lá. Isso está virando um lixeiro, nós estamos limpando isso aqui tudo por conta própria. Eu já levei queda com as minhas duas filhas que tem deficiência.”
Maria Lucinda, moradora.
Lucinda ainda suplica por mais policiamento na região, “precisa de policia aqui, precisamos dessa rua pronta, o pessoal tem carro aqui, mas estão ficando todos sem o veículo, entendeu? Porque destrói tudo, é só prejuízo trafegar nessa rua“, disse Maria Lucinda à reportagem.
Abandono e prejuízo
Ao Portal RIOS NOTÍCIAS, Francisco Farias, de 54 anos, e morador há aproximadamente 34 anos da rua Moisés, contou que a via está abandonada. “Não foi feita a manutenção, a rua foi deixada de lado e a erosão tomou de conta. Aí vem o problema de rato, inseto, a saúde dos moradores, o pessoal não consegue mais trafegar na rua“, ressalta.
O morador Sebastião Silva de Moraes, de 76 anos, disse à reportagem que o acesso à rua é muito complicado e, no seu caso, o prejuízo se tornou constante. “Eu gastei mais de 800 reais. De manhã, o parabrisa do meu carro estava quebrado. Eu fui obrigado a me desfazer do carro, porque não tem um policiamento aqui“, afirmou.
Ronilson Alves de Souza, de 38 anos, declarou que as condições da rua Moisés em dias de chuva são “terríveis“. Somado aos grandes buracos que ocupam parte da via, o risco de acidentes é cada vez maior. “Quando chove isso aqui fica terrível, parece uma cachoeira“, disse.
“Estou morando aqui há quatro anos, e o local já estava nessa situação, bem acidentado, inclusive, aqui na frente da minha casa havia uma cratera, eu tive que consertar por conta própria para poder sair e entrar com o meu carro”, relatou Ronilson Alves.
Quais respostas?
A REPORTAGEM entrou em contato com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) para obter informações sobre quais medidas devem ser adotadas para combater a crescente onda de assaltos na região. No entanto, ainda não recebemos resposta até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto.
Além da Polícia Militar, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS entrou em contato com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), para saber sobre possíveis reparos na rua Moisés, a qual informou que irá realizar a vistoria no local.