Redação Rios
MANAUS (AM) – A cidade de Manaus ganha mais dois Pontos de Cultura para receber fomento da Política Nacional Cultura Viva, ambas inscritas pelo Observatório Pnab-Manaus disponível aos artistas e fazedores de cultura pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC)/Conselho Municipal de Cultura (Concultura) entidade consultiva da prefeitura de Manaus.
As comunidades certificadas como pontos de cultura pelo MinC foram comunidade Tatuyo, liderada pelo cacique Edmildo Tatuyo, na RDS Tupé, no Rio Negro, e a comunidade do Parque das Tribos, no Tarumã Açu, com a liderança da cacique Lutana Kokama.
Leia também: Boi Corre Campo é campeão pela sétima vez do 66° Festival Folclórico do Amazonas
No dia 26/7, o coordenador de Articulação da Política Cultura Viva, Leandro Anton, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, esteve na comunidade Tatuyo, no Tupé, e conheceu o mais novo Ponto de Cultura manauara, comemorando os 20 anos do programa. “A comunidade foi certificada recentemente na retomada da comissão de certificação do MinC, com a participação da sociedade civil. E essa é uma das comunidades que foi certificada nesse momento e também estamos aqui representando o Ministério da Cultura comemorando esses 20 anos, em Manaus nas comunidades do Rio Negro”, afirmou Anton.
O Observatório Pnab-Manaus está atendendo os artistas na sede do FMC/Concultura, no Palácio Rio Branco, praça Dom Pedro II, centro histórico, desde maio deste ano, tanto para candidatos a Ponto de Cultura de fomento do Cultura Viva e quanto projetos da Pnab.
O presidente do FMC/Concultura, Neilo Batista, destaca que desde o ano de 2023 nas andancas pelas comunidades periféricas, rurais e ribeirinhas perceberam um potencial imenso de comunidades que têm atividades e artistas com vocação natural que podem ter potencializado sua produção cultural com os apoios de programas como Pnab e Cultura Viva.
“Desde o final do mês de maio que disponibilizamos o espaço Observatório Pnab-Manaus devidamente equipado e com servidores que auxiliam os coletivos a realizarem seus credenciamentos e pedidos de registros junto ao MinC”, ele ressalta o sucesso do serviço que resultou nas certificações dos novos pontos de cultura de Manaus: Parque das Tribos, no bairro do Tarumã-Açu e a comunidade indígena Tatuyo, na RDS Tupé.
Visita MinC
O cacique Edmildo Tatuyo apresentou à comitiva do MinC com a presença do presidente do FMC/Concultura, Neilo Batista, a maloca de rituais, as residências e a trilha na floresta, onde são realizados os passeios turísticos com apresentação da rica biodiversidade amazônica e as técnicas milenares indígenas de sobrevivência e uso da farmácia da floresta.
*Com informações da assessoria