Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em Manaus, 39% dos eleitores se consideram de direita, enquanto 17% se identificam como de esquerda, revela uma pesquisa feita pela Quaest Pesquisa e Consultoria e divulgada, nessa quarta-feira, 31/7, sobre o perfil ideológico dos manauaras a dois meses das eleições municipais.
A sondagem ouviu 1.002 pessoas entre 24 e 27 de julho. Ainda no estudo, cerca de 25% dos entrevistados não se associam a nenhuma ideologia específica, 9% se posicionam como centro-direita e 5% como centro-esquerda.
Leia também: Rejeição de Wilson Lima supera a de Lula em Manaus, aponta pesquisa
A pesquisa também revelou quem seriam os candidatos mais preparados para combater o “lulismo” e “bolsonarismo” na capital amazonense. Em primeiro lugar, Capitão Alberto Neto (PL) aparece com 28% dos eleitores apostando em sua candidatura contra o movimento de Lula. Outros 19% citam Amom Mandel (Cidadania) e 14% ficam por conta de David Almeida (Avante).
Conforme a pesquisa, 18% mencionaram Marcelo Ramos (PT) e 17% apostam em David Almeida para ir contra as ideologias de direita. Comparado à sondagem anterior, realizada em maio, os dados indicam uma crescente autonomia dos eleitores na escolha do prefeito.
O levantamento da Quaest, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-00972/2024, tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,1 pontos percentuais.