Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A nova pesquisa feita pela Quaest Pesquisa e Consultoria sobre o perfil ideológico dos manauaras divulgada nessa quarta-feira, 31/7, também avaliou a influência dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), nas eleições municipais em Manaus neste ano.
A Quaest perguntou aos eleitores se votariam ou não em um desconhecido que fosse apoiado pelo atual presidente ou pelo ex-mandatário, na capital amazonense. O levantamento também apontou a influência do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), no pleito deste ano.
Leia mais: Eleitores de direita lideram em Manaus com 39% e esquerda 17%, diz Quaest
Em Manaus, 25% dos entrevistados apontaram que votariam em um desconhecido apoiado pelo atual presidente, Lula, enquanto que 72% disseram que não votariam em um indicado pelo petista e outros 3% não sabem ou não responderam.
Cerca de 34% dos respondentes disseram que votariam em um indicado por Bolsonaro, indicando uma influência maior do ex-presidente. Outros 63% responderam que não votariam em um indicado pelo direitista, enquanto 3% não sabem ou não responderam.
Na corrida eleitoral de 2024, 21% dos respondentes apontaram que votariam em um desconhecido indicado por Wilson Lima, enquanto que a maioria, 76% dos entrevistados, disseram que não apoiariam tal candidato. Outros 3% não sabem ou não responderam.
A sondagem ouviu 1.002 pessoas entre 24 e 27 de julho. A pesquisa da Quaest foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-00972/2024, e tem um nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais.