Gabriel Lopes – Rios de Notícias
TEFÉ (AM) – O ex-prefeito de Tefé, Sidônio Gonçalves, foi flagrado pedindo votos de forma velada, antes do prazo eleitoral, para a reeleição de Nicson Marreira (União Brasil), atual prefeito do município distante 523 quilômetros de Manaus.
O momento, que foi registrado em uma gravação em vídeo, teria acontecido em julho deste ano, antes da convenção partidária que homologou a chapa para à reeleição. A fala foi registrada durante uma reunião com servidores públicos na residência do prefeito.
Leia mais: Propaganda eleitoral começa na sexta-feira, 16
Ao pedir apoio através do voto aos funcionários públicos, o político que foi cassado em 2009, cita inclusive, o número do partido do candidato ao pedir de maneira velada votos para o atual prefeito, o que é proibido pela Lei Eleitoral.
“Meus parabéns do fundo do meu coração, e agradeço que cada um de vocês, chegar na sua casa, peço não só vocês, mas toda a família, Nicson Marreira (e o número do candidato)”, disse Sidônio Gonçalves
A Lei Eleitoral prevê que o número do candidato seja anunciado, para pedir voto, a partir do dia de 16 de agosto, início da propaganda eleitoral. Em julho de 2009, a Justiça Eleitoral do Amazonas acatou o parecer do Ministério Público (MPAM) e votou pela cassação do mandato de Sidônio Gonçalves.
O ex-prefeito teve o diploma cassado por estar exercendo o quarto mandato consecutivo como prefeito. Sidônio foi eleito prefeito do município de Alvarães, a 538 quilômetros da capital, em 1996 e reeleito em 2000. Após a reeleição, mudou o domicílio eleitoral para Tefé, onde disputou e ganhou as eleições municipais em 2004 e 2008.