Gabriela Brasil – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com contribuições históricas para a economia amazonense, a Associação Comercial do Amazonas (ACA) completa, neste domingo, 18/6, 152 anos, em favor da defesa dos setores comerciais e industriais do Estado.
A associação tem atuado incisivamente no fortalecimento da economia da região como destacou ao portal RIOS DE NOTÍCIAS, o presidente da ACA, Jorge Lima. Ele defende que tanto o comércio, quanto a indústria são fortes motores do emprego e renda no Estado.
“O comércio é responsável por quase 400 mil empregos, e a indústria cerca de 100 mil empregos. Então, contribuem desta forma, gerando emprego e desenvolvimento para o Amazonas”
Jorge Lima, presidente da ACA
Em relação ao apoio no micro e pequeno empreendedor, o presidente da ACA ressaltou que a associação compreende a importância desse ator econômico e que o apoio a ele é feito por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Cerca de 70% da economia do Amazonas e do Brasil vem do micro e pequeno empresário. Então, nós estamos sempre apoiando e orientando, e sempre que podemos fazemos debates, palestras, e orientado o pequeno comerciante”
Jorge Lima, presidente da ACA
Desafios no comércio
Para o presidente da ACA, Jorge Lima, o principal desafio atual enfrentado pelo comércio do Amazonas é a competição entre as regiões Norte e Sul na diferença entre as alíquotas de impostos. Outro desafio também é a logística do Estado.
Já para o superintendente da Associação dos Supermercados (Amase), Alexandre Zuqui, os desafios para ser um empresário de sucesso no Amazonas passam pela conquista de habilidade importantes, como se destacar em negociações.
“Hoje o mercado Manauara tem vários nomes de destaque, basicamente em todos os segmentos. Vejo como um grande diferencial e ao mesmo tempo semelhança destes as seguintes qualidades, como facilidade de comunicação, pró-atividade, empatia com seus colaboradores, atenção com seus clientes e o mais importante é que são profissionais éticos”
Alexandre Zuqui, superintendente da Amase
História da ACA
Desde a sua fundação, realizada em 1871, a ACA se apresentou como uma das principais vozes das demandas da economia do Amazonas.
Entre as principais atuações da ACA, se destaca a sua participação na criação da Zona Franca de Manaus, na abertura do portos para a navegação no Amazonas e na economia da borracha.