Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – “Fandoms pela Amazônia”: diversos fãs de artistas pop estão se mobilizando no aplicativo X, antigo Twitter, para cobrar respostas sobre o recorde de queimadas na Amazônia, o maior registrado nos últimos 19 anos. Os fãs também pedem pelo corredor de fumaça resultante dessas queimadas que já se espalha afetando 10 estados brasileiros.
Entre os grupos mais ativos estão os Swifties, Army, Arianators, Lanafãs e outras fanbases têm usado suas plataformas para pedir ação. “Precisamos cobrar nossos representantes políticos para que tomem providências urgentes sobre essa situação. Convidamos artistas e celebridades a se unirem a nós para dar visibilidade ao caso”, diz uma postagem que já alcançouu mais de 3 mil likes e 2 mil retweets.
“É hora de agir! Informe-se sobre o que está acontecendo. Cobre seus políticos locais, senadores, deputados e o presidente Lula. Eles precisam ouvir nossa voz e tomar medidas urgentes! Engaje-se e faça sua parte. Artistas, juntem-se a nós!”, destaca os internautas.
Leia mais: ‘Esse Rock Vai Dar Samba’: show reúne Luso Neto e sambistas
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que a densa camada de fumaça que vem cobrindo o céu é resultado direto das queimadas na Amazônia Legal, que enfrenta o maior número de focos em quase duas décadas, agravados pela seca na região.
Desde janeiro, foram registrados mais de 63 mil focos de queimadas. Apenas em agosto, na Amazônia Legal, houve mais de 26 mil focos de incêndio, tornando este o pior período de queimadas registrado em décadas.
Especialistas apontam que o Twitter é um termômetro do que está acontecendo no mundo, pois é lá que as pessoas expressam suas emoções e afinidades. A mobilização dos ‘fandoms’ pode ser um indicativo da crescente e real preocupação com o meio ambiente e o impacto das queimadas na Amazônia.