Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Integrantes do grupo de samba ‘Couro Velho’ prestaram, nesta terça-feira, 27/8, as últimas homenagens ao sambista amazonense Juarez Pereira Sampaio, carinhosamente chamado de “Juara” pelos amigos e amantes do samba de raiz.
Juarez faleceu nessa segunda-feira, 26, e a causa da morte ainda não foi revelada. No velório, a despedida foi com muito samba cantado pelos integrantes do grupo do qual Juara fazia parte e não poderia ser diferente.
Leia também: ‘Esse Rock Vai Dar Samba’: show reúne Luso Neto e sambistas
O sambista nasceu em 1938, e tocava e cantava no grupo ‘Couro Velho’ que se apresenta em um dos tradicionais redutos do samba amazonense, o Quintal Couro Velho. O local funciona na avenida Tefé, no bairro Praça 14 de Janeiro, na zona Sul de Manaus.
O grupo de sambistas emitiu um comunicado sobre o falecimento de Juara, nas redes sociais do Quintal Couro Velho.
“Nosso passarinho nos deixou. Dia triste para todos nós do Couro Velho, familiares, amigos, amigas e o mundo do Samba Amazonense! Te gradecemos Juarez por fazer parte desta nossa história! Que Deus o receba em Sua Morada Eterna e console todos da Família. Vai na paz nosso amigão. Lucas, Milton, Haroldinho e Jorge Sabão, estão indo ao teu encontro, e já imaginamos como será esse samba. Te veremos nos galhos da Goiabeira. Eternas saudades”.
Após a notícia do falecimento do mestre do samba amazonense, várias foram as mensagens recebidas pelo grupo:
“Juara foi meu primeiro chefe, me contratou para ajudar na sua pastelaria, foi um grande homem que me ajudou muito naquela época”, lembrou o estudante Adriano Marques.
Outro internauta que frequenta o Quintal Couro Velho há anos expressou seus pêsames no Instagram do grupo: “Sinto como se fosse uma pessoa de convívio diário, apesar de só nos vermos (víamos) nas sextas! O samba manauara perde uma figura ilustre”.
Os sambistas do Amazonas estão de luto e o samba chora a partida de Juara. Ele foi sepultado no cemitério Parque de Manaus, na avenida do Turismo, na Ponta Negra.