Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Asfalto deteriorado e buracos deixam vias do bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus. A denúncia foi feita ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS por moradores das ruas São Carlos II e Valeriana.
De acordo com os moradores, enquanto algumas ruas ao redor recebem pavimentação, aquelas em estado mais crítico são negligenciadas, agravando a situação com o tempo.
“As ruas ao redor são asfaltadas, e a nossa aqui fica no sacrifício”, lamenta Adriana da Silva, doméstica, de 40 anos, moradora da rua São Carlos II há mais de 10 anos.
Leia também: Rio Solimões atinge -0,94 cm e registra maior seca da história em Tabatinga
Um relato similar é compartilhado por Maria do Socorro, 44, que diz: “sempre as ruas aqui em volta são lembradas e a nossa aqui é esquecida”.
Rua São Carlos II
A primeira rua visitada pela reportagem foi a São Carlos II, que tem uma ladeira íngreme e, ao final dela, começam a surgir buracos.
“O caminhão de lixo já avisou que não vai mais entrar aqui porque não tem condição de passar. Esse barro fui eu que coloquei para ver se os carros ainda conseguem passar“, relata o mecânico José Maia.
Questionado sobre denúncias e reclamações aos órgãos competentes, o morador Geibson Fernandes afirma que, no sistema da Prefeitura de Manaus, a rua consta como se as obras de asfaltamento já tivessem sido concluídas.
“Nós denunciamos e fomos lá, mas eles [Prefeitura de Manaus] disseram que a nossa rua estava terminada. Quando vieram aqui, asfaltaram só o começo da rua, prometeram voltar no dia seguinte, e estamos até hoje, três anos depois, esperando”, desabafou o morador.
Os moradores afirmam também, que devido aos buracos, a região não recebe regularmente serviços públicos básicos. Ambulâncias não conseguem acessar a rua para atendimentos emergenciais, e veículos de aplicativos e táxis também evitam o local.
“Buraco tem muito, né? Quando chamamos carro de aplicativo, eles não descem a rua e cancelam. O caminhão de lixo também não está entrando, só vem até o meio da rua, e o lixo está acumulando”, conta o morador Geibson Fernandes.
Rua Valeriana
Na rua Valeriana, os moradores relatam que convivem há anos com o abandono e a falta de infraestrutura. “Eu moro aqui há mais de 15 anos e, nesse tempo todo, nunca fizeram nada por essa rua, nem limpeza, quanto mais asfalto”, afirma Maria do Socorro.
A moradora ainda acrescenta que as demais ruas do conjunto são asfaltadas, mas a rua Valeriana continua sem manutenção. “Sempre se lembram das ruas ao redor, mas a nossa é esquecida. Eu gostaria de saber qual o problema com esse pedaço aqui para nunca ser asfaltado”, afirmou a dona de casa.
José Santiago compartilha a mesma indignação “Moro aqui há 28 anos, e a situação é sempre a mesma. Quando chove, os buracos ficam piores e a água chega até o joelho”.
O autônomo Cleiton de Paulo relata a mesma situação enfrentada na rua São Carlos II. A situação é ainda mais crítica, pois familiares dele são Pessoas com Deficiência.
“A gente passa por dificuldades, como aplicativos que cancelam a corrida no meio do caminho, e, principalmente, problemas com ambulâncias. Recentemente, meu padrinho passou mal, e tivemos que carregá-lo até a ambulância porque ela não pôde chegar até onde ele estava”, relata Cleiton.
Resposta da prefeitura
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para obter explicações sobre as condições das ruas e questionar quando os serviços de manutenção serão realizados.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que ambas as ruas passaram por visita técnica e estão na programação para manutenção asfáltica, mas destacou que outras obras emergenciais são prioridades. Procurada, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) não se manifestou até o fechamento desta edição