Elen Viana – Rios de Notícias
PARIS – Três paratletas amazonenses participaram dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Dentre eles, Maria de Fátima, do halterofilismo, brilhou e conquistou a medalha de bronze na categoria até 67 kg. Ela alcançou o recorde da Américas ao erguer 133 quilos.
Maria é natural de Tefé, a 523 quilômetros de Manaus. Estreante nas Paralimpíadas, conquistou uma medalha de bronze em sua primeira participação. A paratleta apresenta má-formação congênita nas pernas e atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro e o quarto no ranking internacional da modalidade.
Na disputa pelo bronze, Elielton Lira, do judô, competiu na categoria até 60 kg, classe J1 para atletas cegos. Ele foi derrotado pelo indiano Kapil Parmar, líder do ranking mundial, após sofrer um Ippon com três minutos de luta. Elielton terminou a competição em 5º lugar.
Elielton tinha estreado com derrota na primeira luta, mas venceu outros dois combates na repescagem, o que o levou à disputa pelo terceiro lugar.
A manauara Laiana Rodrigues, de 42 anos, integrante da seleção brasileira de vôlei sentado e medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, perdeu a disputa pelo bronze para o Canadá.
O Brasil foi derrotado por 3 sets a 0, com parciais de 15/25, 18/25 e 18/25. Com esse resultado, o Brasil encerrou a competição em 4º lugar, rompendo uma sequência de medalhas no vôlei sentado, que havia conquistado o bronze nas últimas duas edições dos Jogos (Rio 2016 e Tóquio 2020).