Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O escritor manauara Vitor Gusmão foi o vencedor da categoria “Melhor Livro de Poesia” no Prêmio Nacional Reflexo Literário, com sua obra “Sentimentos e Vivências”.
Com uma votação popular, Gusmão garantiu o 1º lugar com 671 votos, representando 77,5% do total. Entre as categorias do prêmio estavam Melhor Autor Nacional, Melhor Livro de Romance, Melhor Profissional, entre outras.
“É uma conquista coletiva; houve um grande movimento na internet com as pessoas apoiando. Enfim, fico muito feliz em ajudar a trazer um pouco de visibilidade para a nossa região”, disse o autor.
Leia também: George Japa canta com Safadão e anuncia gravação de DVD em Manaus
Além desse reconhecimento, Vitor Gusmão também conquistou o 3º lugar na categoria “Autor Revelação”, competindo com escritores de todo o Brasil. Seu livro, lançado em agosto de 2023 pela Editora Brunsmarck, tem sido destaque em premiações nacionais, consolidando seu nome no cenário literário.
Este ano, Vitor também conquistou o 2º lugar no 20º Concurso Estudantil de Poesia do Festival de Cenas Teatrais (Fescete), um dos maiores festivais teatrais do Brasil, com o poema “Filho da Amazônia”.
Gusmão destacou a importância da visibilidade para a região Norte, ressaltando a falta de políticas públicas de incentivo à leitura e à divulgação de autores locais.
“Hoje eu tenho o privilégio de conviver com muitos escritores, e às vezes a galera não conhece o trabalho deles. Nós temos artistas incríveis e fantásticos aqui na nossa região, mas ainda falta visibilidade. Então, fico muito feliz por estar conseguindo trazer mais esse prêmio para nós”, declarou.