Redação Rios
MANAUS (AM) – Em comemoração aos 70 anos de Otoni Mesquita, o Centro Cultural Palácio da Justiça, a partir desta sexta-feira, 23/6, e o Palacete Provincial, na próxima terça-feira, 27, exibirão a exposição “Otoni das 70 Mesquitas”, que busca mostrar a essência do trabalho do artista visual ao longo do tempo. O acesso é gratuito.
“A relevância dessa exposição é muito grande porque, ao completar 70 anos, eu faço uma reflexão sobre a coisa que eu mais fiz na minha vida, que foi a arte”, declarou Otoni.
A “Retrospectiva Otoni Mesquita”, primeira parte do ciclo de exposições, ocorreu no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas. Durante esta mostra, o artista expôs três fases de sua produção.
Leia também: https://www.riosdenoticias.com.br/adanilo-um-dos-talentos-da-amazonia-que-tem-conquistado-o-cinema/
A exposição do Palácio da Justiça, nomeada de “Formação”, serão expostos desenhos de observação, desenhos anatômicos, além de desenhos que compuseram algumas exposições individuais e coletivas durante a década de 1980.
A terceira e última parte será realizada no Palacete Provincial e é intitulada de “Fase Experimental”. Nessa parte da mostra, as obras carregam os símbolos e arquétipos do projeto poético do artista e evidenciam a fase de consolidação do seu estilo particular, caracterizado por paleta de cores em tons terrosos, criação de cidades imaginárias, concepção de uma escrita fictícia, materialização dos seres bípedes zoomorfos e a recriação de sacerdotisas mães do mundo.
As produções de Otoni têm o objetivo expressar um amplo contexto social, cultural e político. A partir delas, o artista externa suas discussões sobre a ocupação e exploração da Amazônia.
*Com informações da assessoria