Lauris Rocha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Moradores da rua Iafa, localizada na comunidade Campos Sales, bairro Tarumã, na zona Oeste de Manaus, estão reivindicando melhorias para a região.
Apesar de manterem o pagamento em dia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que incide sobre suas propriedades, os moradores convivem diariamente com diversos problemas, incluindo buracos nas vias, acúmulo de lixo e falta de segurança.
A vendedora Tatiana Cláudia Gama da Mota, de 46 anos, paga mais de R$ 300 de IPTU, mas afirma que não vê retorno do investimento. “As obras deixam a desejar. Estamos esquecidos no bairro Campos Sales. Pedimos às autoridades que nos olhem com mais atenção, pois nosso bairro precisa de infraestrutura. Queremos segurança e asfalto”, solicita Tatiana.
Leia também: Fala Manaus: Feira da Manaus Moderna enfrenta desafios de infraestrutura e impactos da seca
Os moradores denunciaram ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS que além das inúmeras crateras na rua, o acúmulo de lixo causa um forte odor, o mato alto pode atrair mosquitos da dengue, pois são criadouros naturais para a proliferação deles, e a falta de segurança pública fez os assaltos aumentarem.
A cozinheira Maria da Silva Carvalho, de 61 anos, mora há 20 anos na rua Iafa e conta que devido a péssima condição da rua, a locomoção dos carros é difícil.
“Os Ubers não estão mais querendo entrar aqui. Eles reclamam e dizem que essa rua aqui está pior que certos ramais por aí. Para minha filha e meu genro saírem para trabalhar e chegarem em casa é horrível. Há 20 anos que não vem melhoria. Desde o primeiro asfalto que foi passado nunca mais na vida vieram aqui”, denuncia.
Em muitos casos, são os próprios moradores que tentam improvisar soluções, tapando os buracos com recursos próprios.
“Somos nós que fazemos o trabalho. Tapamos um pouco aqui, outro ali, para evitar que as crateras se alastrem pela rua. Quem tem carro enfrenta muitas dificuldades para circular. Entra governo, sai governo, e nada muda”, desabafa uma moradora.
Manutenção de veículos
O empresário José Raimundo dos Santos Dourado, de 33 anos, também convive com uma grande cratera em frente à sua garagem.
“Todos os dias precisamos manobrar cuidadosamente por causa dos buracos. Moro aqui há quase dez anos e nunca vi um recapeamento. Tentamos nos organizar, compramos material para tapar os buracos, mas não é o mesmo que um serviço público adequado. E isso aumenta nossos custos, já que além do IPTU, ainda gastamos com manutenção de veículos“, explica.
Os moradores fazem um apelo às autoridades para que intervenham e realizem as melhorias necessárias na rua Iafa, que, segundo eles, fica ainda pior durante o período de chuvas intensas. “Durante as chuvas, a água desce sem controle, e sem meio-fios, a rua fica completamente abandonada”, finaliza Maria da Silva.
José Raimundo reforça o pedido: “Se puderem nos ajudar, as autoridades e os responsáveis por esse recapeamento, pedimos que venham até aqui conhecer nossa situação e nos ajudem, pois estamos precisando.”
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio de nota, afirmou que realizou o serviço de recapeamento na rua Iafa, e comunicou que realizará nova vistoria no local para identificar e incluir serviços necessários na programação de obras para execução.
Já a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) não responderam às solicitações sobre a limpeza e segurança da região, respectivamente.