Vívian Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em programação realizada pela Sprite, uma ação de limpeza e coleta do lixo promoveu a conscientização da preservação às margens do Igarapé Tarumã-Açu. A ação teve parceria com o projeto ‘Remada Ambiental’ e ocorreu no sábado, 24/6, com a participação da rádio RIOS FM 95,7, representada pela radialista Camila Caetano.
Camila compartilhou sua experiência e destacou a importância do projeto na promoção da sustentabilidade e conscientização sobre o descarte incorreto de resíduos. Ela expressou sua surpresa ao observar os danos causados pelo lixo na natureza, ressaltando a necessidade de se valorizar e preservar o meio ambiente.
“Fiquei impressionada com o lixo e os danos na natureza. Temos a riqueza das nossas águas, dos nossos rios, e infelizmente a ação irresponsável de alguns está causando consequências para a nossa natureza. É uma pena”, lamentou a radialista.
Leia também: Diretores da Rede Rios são homenageados na Câmara de Vereadores de Manaus
Camila destacou o trabalho realizado por Jadson Maciel (Jajá) e Joice Maciel, ressaltando que a conscientização é um processo gradual que requer esforços contínuos.
“Esse projeto, junto com a Remada Ambiental, é um trabalho de formiguinha, pois não podemos mudar o mundo de uma hora para outra. Acredito que a conscientização é um trabalho que se faz aos poucos. É um projeto multiplicador, e agora faço parte dele. A partir de agora, quero participar de todas as ações do calendário dessa mobilização”, afirmou entusiasmada.
O projeto ‘Remada Ambiental’ busca promover a mudança de atitudes em relação ao meio ambiente, despertando a consciência ambiental e incentivando a participação de mais pessoas nessa causa. A ação conjunta com a Coca-Cola reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
A participação de Camila Caetano no projeto demonstra o engajamento da RIOS FM 95,7 na divulgação e apoio a iniciativas que visam a proteção ambiental e a conscientização da população sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Camila também reforçou o seu compromisso em se envolver cada vez mais em ações como essa, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e consciente.
Remada Ambiental
A iniciativa é em alusão ao mês em que é celebrado a preservação do meio ambiente. O projeto envolve seis grandes cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP.
O projeto ‘Remada Ambiental’ foi realizado na Marina do Davi. Os voluntários receberam luvas e sacos plásticos para coleta do lixo. Os resíduos potencialmente recicláveis serão encaminhados para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do Projeto Remada Ambiental.
Criado em maio de 2016, o projeto foi idealizado por conta da grande quantidade de lixo que existe no igarapé Tarumã-Açu. Atualmente, já passaram mais de 5 mil voluntários pelas ações, que estão sempre dispostos a contribuir com a limpeza.
“A Remada Ambiental é uma ação que proporciona uma experiência de vida aos voluntários. Depois de ver de perto a polução causados pelos resíduos que em sua maioria vem da cidade pelo arraste de chuvas, o voluntário assume uma outra postura, de cuidar os seus resíduos e encaminhar de forma mais adequada, se tornando um multiplicador”, completa Joice Pinho Maciel, cofundadora Projeto Remada Ambiental.
“Para nossa Companhia, poder impulsionar ações de cuidado e proteção do meio ambiente, com foco na nossa região de atuação e, principalmente, aqui no Amazonas é fundamental. A Solar tem como objetivo se tornar referência na gestão de resíduos e entendemos que mutirões voluntários de coleta, para além de contribuírem para a limpeza, impactam ainda mais na conscientização ambiental e geração de conhecimento sobre a sustentabilidade”, destacou a diretora regional da Solar, Renata Melo.
O evento de limpeza de praias, rios e lagoas de Manaus é sempre aberto ao público e mais informações estão disponíveis no perfil @projetoremadaambiental_.