Júlio Gadelha – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O PCdoB divulgou, nesta semana uma nota oficial indicando que a candidatura de David Almeida (Avante) é a melhor opção para combater a extrema direita, representada por Alberto Neto (PL), no segundo turno das eleições em Manaus.
“Ao dia 11 de outubro, às 14 horas, reunida a Federação Brasil da Esperança – Manaus, após análises e discussões sobre o segundo turno, ficou claro que a vitória da extrema direita será extremamente prejudicial para a cidade. Essa corrente política vota contra o Polo Industrial de Manaus, os direitos dos trabalhadores, das mulheres e, por omissão, foi responsável pela morte de milhares durante a pandemia. Contudo, diante da falta de consenso sobre o apoio formal, cada partido terá autonomia para decidir seu posicionamento”, diz a nota.
Apesar dessa liberdade partidária, o aceno ao prefeito David Almeida está alinhado com a orientação nacional do PCdoB, que defende a união para derrotar a extrema direita.
Em uma publicação recente, o diretório nacional destacou Manaus como uma das cidades onde a direita se apresenta dividida e ressalta o apoio a candidaturas menos à direita.
“O PCdoB orienta suas direções estaduais e municipais a se empenharem na derrota da extrema direita, buscando, sempre que possível, ação conjunta com a Federação Brasil da Esperança e outros partidos aliados”, reforçou o partido.
O PCdoB integra a Federação Brasil da Esperança, composta também por PT e PV, que lançou a candidatura de Marcelo Ramos (PT) nas eleições municipais. Ramos ficou em quinto lugar na disputa pela Prefeitura de Manaus e, nesta semana, declarou neutralidade em relação aos candidatos no segundo turno. No entanto, segundo a nota da federação, nada impede que os demais partidos da federação manifestem seus apoios de forma independente.