Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Após Manaus amanhecer encoberta por fumaça nesta segunda-feira, 4/11, a qualidade do ar voltou a piorar na capital. Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar é classificada como “muito ruim”.
Os bairros Cidade Nova, Tarumã, Compensa, Parque Dez de Novembro, Coroado, Aparecida, Morro da Liberdade, Colônia Oliveira Machado, Vila Buriti, Armando Mendes e São José Operário registraram os piores índices, com concentrações de material particulado entre 75,9 e 87,7 µg/m³, o que é considerado “muito ruim”.
Leia mais: Governo do Amazonas terá orçamento de R$ 31,4 bilhões em 2025
Outros bairros, como Santo Agostinho, Aleixo e Nossa Senhora das Graças, também apresentaram altos níveis de poluição, com índices entre 63,6 e 72,5 µg/m³, classificados como “ruim”.
Nos meses de agosto e setembro, Manaus registrou consecutivos dias com altos níveis de poluição do ar, variando entre “muito ruim” e “péssimo”, agravados pelo período de estiagem, que impactou diversas famílias.
Recomendações
A Defesa Civil orienta que grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas) podem apresentar cansaço ou fadiga, e em casos mais graves devem procurar uma unidade básica de saúde.
Recomenda-se o uso de máscaras de proteção, evitar locais com aglomerações, manter portas e janelas fechadas e beber bastante líquido.