Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Em menos de três horas, quatro ônibus foram assaltados em Manaus na quarta-feira, 13/11. A ação ocorreu quase que coordenada nas linhas 026, 440, 640 e 560, informou o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Segundo a polícia, os crimes foram registrados entre 16h50 e 19h13, em diferentes zonas da capital amazonense. Até o momento, não há informações de feridos. O primeiro caso ocorreu na linha 026, na avenida Timbiras, na zona Norte.
A denúncia aponta que homens assaltaram o motorista do coletivo e, em seguida, conseguiram fugir. A vítima foi à unidade policial registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). Em sequência, na linha 440, um grupo suspeito entrou no ônibus se passando por passageiros.
Leia também: Câmera de segurança mostra momento em que homem detona explosivos em frente ao STF
Após alguns minutos, eles teriam anunciado o assalto e levado pertences pessoais dos passageiros. O caso teria ocorrido às 17h11, quando o coletivo percorria uma das vias do conjunto São Judas Tadeu, no bairro Flores, zona Centro-Sul.
Na linha 560, criminosos armados abordaram os passageiros no momento em que o coletivo passava pela comunidade Valparaíso, bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade, por volta das 18h40.
Já no 640, às 19h13, criminosos anunciaram o assalto no coletivo e levaram celulares, carteiras e outros objetos pessoais. O assalto ocorreu em um trecho da Avenida Max Texeira, no bairro Cidade Nova, zona Norte.
Respostas das autoridades
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, o Sindicato das Empresas de Transporte do Estado do Amazonas (Sinetram), informou que tem contribuído com dados, imagens, acessos ao sistema e números com o núcleo policial que está à frente das ocorrências de assalto no transporte coletivo da cidade de Manaus.
“Desde o inicio da atuação desta parceria, o número de ocorrências vem diminuindo dentro dos ônibus mas, quando há casos, o sindicato mune a força policial de informações necessárias para que seja solucionado o quanto antes, garantindo assim um conforto de segurança à população, especialmente ao cliente desta modalidade.”
Nota do Sinetram
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) vai investigar os casos e informou que até o momento, os suspeitos não foram identificados.
O riosdenotícias.com já realizou um levantamento com base em dados fornecidos pelo Sinetram, no qual apontam que até junho deste ano foram contabilizados 474 casos de assaltos a ônibus. De acordo com o estudo, em média, três ônibus são alvos de bandidos diariamente na cidade.