Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) -O jornalista Severino Neto lançará seu livro “Viver, Sim. Como Escravo, Não” nesta sexta-feira, 29/11, na Galeria do Largo São Sebastião, em Manaus.
Severino é um dos amazonenses contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), coordenada pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. A iniciativa incentiva projetos culturais de artistas nacionais e regionais.
Publicado pela Editora Valer, o livro é um romance histórico que aborda a chegada de pessoas africanas escravizadas à região do baixo rio Amazonas, bem como as rebeliões promovidas por afro-brasileiros escravizados.
Essas rebeliões ocorreram em senzalas, fazendas de gado e plantações de cacau, resultando em fugas e na construção de novas vidas em liberdade na região acima do rio Trombetas, na Província do Grão-Pará — atualmente os territórios dos estados do Amapá, Pará, Amazonas, Roraima e Rondônia.
Conforme as pesquisas realizadas por Severino, os negros que buscaram refúgio na calha do rio Trombetas estabeleceram relações de convivência e cooperação com os povos indígenas e os moradores “brancos” das vilas de Óbidos e Santarém, o que foi essencial para a manutenção de sua liberdade.
A programação do evento inclui a abertura às 16h, seguida de um bate-papo com o autor, das 18h às 20h. O lançamento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Conselho Estadual de Cultura (Conec).