Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Manaus volta a ficar encoberta por fumaça nesta sexta-feira, 29/11, e o monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) aponta a qualidade do ar como ‘muito ruim’ em diferentes zonas da capital amazonense.
O bairro mais afetado é o Morro da Liberdade, na zona Sul, com níveis de poluição de 70,0 µg/m³. Para ser considerado de boa qualidade, o ar deve medir entre 0 e 25 µg/m³ (microgramas por metro cúbico de ar).
Leia também: Além da mina de Pitinga, conheça os locais onde há extrativismo mineral no Amazonas
Um fator que contribui para isso é o cenário ambiental crítico devido à combinação de seca dos rios e queimadas nos municípios do interior do estado. Dados do Observatório do Clima (OC) reforçam que as queimadas na região resultaram na emissão de 31 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera.
Além disso, no Painel do Clima Amazonas, houve um aumento de 30,38% nos focos de calor no estado, totalizando 25.127 registros. Esse número cresce ainda mais quando é analisado o contexto da Amazônia Legal, onde foram registrados 179.924 focos de calor apenas em 2024.
Calor
Manaus vem registrando grandes temperatura nos dois últimos dias, a previsão do tempo para os próximos dias indica que a cidade registrará temperaturas elevadas, com mínimas de 24°C e máximas de 33°C, no entanto, a previsão de chuva pode ocorrer no início da próxima semana.