Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Lideranças indígenas, ativistas e pesquisadores que têm a Amazônia como fonte natural e intelectual de vida encontraram em Manaus um importante espaço de discussão: a 3ª edição do TEDxAmazônia, que contou com uma extensa programação entre a sexta-feira, 29/11, e o último domingo, 1°/12.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS realizou uma cobertura especial do evento, que carregou o tema “Ancestralidade coletiva e a necessidade do seu equilíbrio com os elementos naturais que sustentam a vida – terra, fogo, água”. Com isso, são esperadas propostas e soluções para o enfrentamento da crise climática no país e na região amazônica.
Trinta personalidades apresentaram as palestras do TEDxAmazônia, com alguns destaques como a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e a líder indígena e cunhã-poranga do Boi-Bumbá Caprichoso, Marciele Albuquerque Munduruku.
Leia mais: TEDxAmazônia terá abertura com Fafá de Belém, Márcia Siqueira e A-yá Kukamíria no Teatro Amazonas
“O TEDxAmazônia é a única licença de bioma do mundo. Então, isso é muito especial para que a gente consiga pensar não só em Amazonas, mas em Amazônia. Quando a gente faz a curadoria das pessoas que vão falar, é uma forma de celebrar essas vozes. A gente não dá voz para ninguém, a gente amplifica essas vozes.”
Destacou Maria Cecília, membro da organização
Mais de 300 pessoas se inscreveram para acompanhar as rodas de conversa e experiências imersivas, como a participante Nina Rodrigues, que veio de Salvador (BA) prestigiar o evento, a fim de ouvir o que tem a dizer os povos da região amazônica.
“Cada vez mais as discussões em torno desse bioma se fazem necessárias. Quando a gente faz isso na casa onde o bioma existe, a visibilidade é diferente. As pessoas estão passando por situações muito delicadas de invisibilidade, que a gente vê na TV por uns 15 segundos ou vê no TikTok e não percebe o quanto impacta toda a sociedade”, comentou Nina.
Empreendedorismo local
Cerca de 22 empreendedores locais participaram de uma feirinha, onde produtos regionais de diversos segmentos puderam ser ofertados aos participantes. Para o empreendedor Matheus Pantoja, proprietário de uma estamparia, o evento traz visibilidade para questões emergentes.
“A gente tem vários empreendedores locais e ter eventos como esse acontecendo, principalmente, em Manaus, evidenciando a Amazônia, mostra como é importante a conservação, a educação ambiental e mais do que isso, o fortalecimento do empreendedorismo da nossa região”, comentou Matheus.
Em 2025, o TEDxAmazônia parte para Belém (PA), onde novas vozes e vivências serão amplificadas. Em Manaus, fica presente na mente de cada participante o legado de reforço à ancestralidade e resistência do povo amazônida.