Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – No agitado mundo moderno, a organização pessoal se torna um elemento fundamental para garantir praticidade e funcionalidade no dia a dia. Para ajudar as pessoas nessa busca pela ordem e harmonia nos ambientes, surge a figura do personal organizer ou consultor de organização. Esses profissionais fornecem serviços especializados que contribuem para a organização dos espaços, tornando-os mais práticos e funcionais.
A personal organizer, Gizella Lima utiliza técnicas personalizadas, baseadas nas necessidades e realidades de cada pessoa, para organizar qualquer ambiente que necessite de arrumação. O objetivo é transformar a rotina das pessoas, tornando-a mais funcional, prática e dinâmica.
“Investir na organização pessoal é uma maneira eficiente de trazer mais qualidade de vida e produtividade. Com a ajuda de um personal organizer, é possível transformar a desordem em ordem, conquistando ambientes funcionais e uma rotina mais equilibrada”
Gizella Lima, personal organizer
A diferença entre organização e arrumação é algo que Gizella explica de forma clara. Arrumar significa ordenar com base em determinados critérios, distribuir corretamente os objetos. Já organizar envolve colocar em ordem aquilo que já existe, instituir padrões ou métodos pelos quais devemos nos orientar. “A organização vai além da simples arrumação, agregando objetos ou pessoas com objetivos específicos”, explica Lima.
Gizella ressalta que, mesmo em meio a uma rotina corrida, manter os ambientes organizados é importante. No entanto, a profissional destaca que “a organização é uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada por qualquer pessoa”.
Valores
Quanto aos valores cobrados pelos serviços de personal organizer, eles variam de acordo com o profissional. Alguns trabalham por diária, enquanto outros cobram por projeto, levando em consideração se é uma casa inteira que será organizada ou apenas um ambiente específico.
“Ao trabalhar com projetos, avalio o ambiente que a pessoa deseja organizar, seja uma mudança, uma casa inteira ou apenas um ambiente específico. Meu serviço é cobrado com base no projeto”, explica Gizella Lima.
Mercado
A profissão de personal organizer tem sido cada vez mais demandada, uma vez que as pessoas buscam otimizar seu tempo e a organização é uma forma eficaz de economizá-lo.
No Brasil, a profissão começou a ganhar destaque por volta dos anos 2000, surgindo os primeiros cursos e oportunidades. Em 2013, houve uma evolução no mercado de organização, com o surgimento de empresas, sites, blogs e maior presença na mídia.
A Associação de Profissional de Organização e Produtividade (ANPOP) foi oficialmente lançada em 11 de março de 2014, consolidando a profissão no país.
Existem cursos elaborados por personal organizer, baseados em metodologias eficientes, que ensinam os profissionais a desenvolverem suas habilidades. Além disso, profissionais experientes oferecem treinamentos para introduzir novos talentos no mercado de trabalho, inclusive para secretárias do lar e diaristas.