Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Uma máquina escavadeira atingiu a parede da biblioteca da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na tarde dessa segunda-feira, 9/12. Com isso, quatro alunos que estudavam no local e se encontravam próximos à parede, foram atingidos pela estrutura.
Por meio de nota divulgada nas redes sociais, estudantes de Enfermagem e Odontologia repudiaram a situação em que seus colegas de curso foram expostos. Para eles, o acidente expôs a falha no cumprimento das normas de segurança e planejamento que deveriam nortear qualquer obra.
“É inaceitável que os alunos passem por essa situação de medo e insegurança, não sendo esta a primeira vez que a universidade os coloca em risco. […] Repudiamos veementemente a negligência que resultou neste incidente e exigimos que as devidas responsabilidades sejam apuradas com rigor”, diz a nota dos estudantes.
Leia mais: Rosa Mariette assume interinamente o Ipaam após exoneração de Juliano Valente
Também por meio de nota enviada ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a gestão superior da UEA informou que a obra acontece no laboratório de anatomia da ESA, e que o operador da máquina atingiu a estrutura da biblioteca, onde estavam os estudantes, “sem intenção”.
“A direção da unidade informa que ofereceu ajuda de pronto, mas as vítimas preferiram ser socorridas por uma colega de curso. Representantes da gestão superior da UEA estiveram no Pronto-Socorro 28 de Agosto no final da tarde, para onde foram levados três dos quatro alunos. Todos já receberam alta médica”, ressalta o texto.
Quanto ao fato de as máquinas terem continuado sendo operadas, a direção da Escola Superior de Ciências da Saúde declarou que estava retirando os entulhos para que a parede da biblioteca fosse imediatamente refeita.