Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou baixo comparecimento de doadores de sangue no hemocentro entre os dias que antecederam o Natal, registrando a queda nos estoques dos tipos sanguíneos O- e O+.
Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, Nívia França, gerente de captação de doadores, destaca que são necessárias 250 doações diárias para manter os estoques seguros, porém, na segunda-feira, 23/12, e terça-feira, 24, véspera do natal, o hemocentro recebeu apenas 240 voluntários.
“O sangue não é fabricado. O Hemoam só consegue processar e distribuir esse sangue se as pessoas vierem até aqui para fazer sua doação. Então, nesses últimos dois dias antecedendo o Natal, nós infelizmente só coletamos 240 bolsas. Nós precisamos de 250 bolsas por dias para ter um estoque de segurança. É importante as pessoas saberem que nós somos o único banco de sangue aqui do Estado.”
Nívia França, gerente de captação de doadores
A direção do Hemoam explica que a necessidade de transfusões não diminui durante as festas de fim de ano, isso porque a necessidade de bolsas de sangue aumenta devido ao grande número de acidentes de trânsito, por exemplo, nesse período de maior movimentação na capital.
Leia também: ‘Fila Zero’: projeto inovador de alunos da Fametro ganha emenda parlamentar e promete transformar a saúde em Manaus
Como funciona a coleta
A gerente de captação do sangue também explica como funciona o processo de doação, desde a chegada do doador até a coleta, Nívia reforça quais são os cuidados iniciais necessários para garantir a segurança e qualidade do sangue doado.
“A pessoa vai chegar com um documento oficial com foto, bem alimentada, descansada, ela vai se candidatar a essa doação. O doador vai passar por uma triagem hematológica, que é pra gente saber se tem sangue suficiente para doar, se tem mais de 50 quilos, e depois a triagem clínica onde será captada mais informações para o profissional responsável“, explica.
Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. O Hemoam vai funcionar normalmente até sábado, no horário de 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
Doadores
Em momentos de necessidade, o gesto de doar sangue pode ser decisivo para salvar vidas. À REPORTAGEM, o vistoriador de veículos Anderson Gomes, de 35 anos, é um exemplo de doador regular, que entende a importância dessa ação.
“Há alguns anos atrás minha mãe passou por um procedimento cirúrgico e ela precisava de bolsas de sangue. E foi uma dificuldade muito grande. A partir daí eu falei, eu vou ser doador de sangue. E eu comecei a realizar essas doações, a cada três meses e eu sempre faço esse gesto. Muitas pessoas precisam de sangue, e essa ação é importante, a gente salva vidas“, enfatizou.
A industriária Letícia Pantoja, de 41 anos, é outra pessoa que compreendeu a importância da doação, e decidiu fazer sua primeira contribuição ao hemocentro. Motivada pela filha e pela necessidade de ajudar aqueles em situações de emergência.
“É a primeira vez que eu estou vindo doar. Já tentei algumas vezes. Eu mudei meu hábito a alimentar, meu modo de vida, justamente para vir doar. O que mais me incentivou foi a minha filha. A minha filha é doadora e aí ela me inspirou a estar vindo doar. A gente vê a dificuldade que tem, principalmente as pessoas que sofrem acidente, que precisam fazer uma cirurgia“, afirma.