Redação Rios
MANAUS (AM) – O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes foi empossado como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), para o biênio 2025/2026, na noite dessa quinta-feira, 9/1, durante cerimônia no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus.
Os desembargadores Airton Luís Corrêa Gentil e José Hamilton Saraiva dos Santos também foram empossados, como vice-presidente e corregedor-geral de Justiça, respectivamente.
Leia também: Aliança entre líderes do Executivo e do Legislativo no AM compromete a democracia, apontam especialistas
Após a desembargadora Nélia Caminha Jorge declarar aberta a sessão solene, foram exibidos dois vídeos institucionais de balanço da gestão no biênio 2023/2024, um da Presidência e outro da Corregedoria-Geral de Justiça.
Na sequência, o desembargador Jomar Fernandes ingressou no dispositivo do Teatro Amazonas acompanhado pelos desembargadores Flávio Pascarelli e Délcio Luís Santos. Após a leitura do termo de posse, Fernandes prestou compromisso, com os dizeres:
“Aceito o cargo de presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas para o qual fui aclamado, prometo desempenhar bem e fielmente os deveres do meu cargo, cumprindo e fazendo cumprir as Constituições Federal e Estadual e as Leis do País, distribuindo Justiça e zelando sempre pelo seu prestígio e autoridade”.
O termo foi assinado pela desembargadora Nélia Caminha Jorge e pelo presidente empossado, que recebeu da magistrada o Colar do Mérito Judiciário Governador Eduardo Gonçalves Ribeiro.
Na mesa de autoridades formada para a cerimônia estavam a desembargadora Nélia Caminha Jorge, então presidente do TJAM; a procuradora-geral de Justiça por substituição legal, Anabel Vitória Mendonça de Souza; o governador do Amazonas, Wilson Lima; os ministros do STJ, Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça, e ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca; a ministra, Maria Elizabeth Rocha, eleita para a Presidência do Superior Tribunal Militar; desembargadores do TJAM; membros de outros tribunais do país e autoridades militares e civis. Também participaram da solenidade demais magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas.
A sessão foi transmitida pelo canal do TJAM no YouTube, com a interpretação do Hino Nacional pela cantora Lucilene Castro, acompanhada pelo pianista Carlinhos Bandeira.
*Com informações da assessoria