Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Com o forte temporal que atingiu Manaus na madrugada deste domingo, 19/1, vários pontos da cidade registraram deslizamentos de terra, inclusive no bairro Redenção, na zona Centro-Oeste, onde duas casas foram atingidas deixando pessoas soterradas na região.
Segundo o coronel Muniz, do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), uma vítima foi resgatada com vida na primeira casa e encaminhada para uma unidade hospitalar. Porém, na segunda residência, estavam quatro pessoas, sendo duas localizadas com vida e outras duas seguem desaparecidas.
Nas redes sociais, o governador do Estado Wilson Lima informou que será dado todo o auxílio às famílias atingidas pelo deslizamento. “Determinei que seja dado todo auxílio às famílias atingidas pelo deslizamento de terra que ocorreu, nessa manhã, no bairro Redenção, em Manaus. Equipes do CBMAM estão mobilizadas no resgate e as unidades de saúde já estão organizadas para receber as vítimas dessa ocorrência“, declarou o governador.
Determinei que seja dado todo auxílio às famílias atingidas pelo deslizamento de terra que ocorreu, nessa manhã, no bairro Redenção, em Manaus. Equipes do CBMAM estão mobilizadas no resgate e as unidades de saúde já estão organizadas para receber as vítimas dessa ocorrência.
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) January 19, 2025
Leia também: Chuva forte causa alagamentos, acidentes e falta de energia em 15 bairros de Manaus
Deslizamento na zona Norte
Outro deslizamento de terra foi registrado na rua Araracruz, na zona Norte de Manaus, deixando ao menos quatro casas destruídas e causando prejuízos materiais às famílias atingidas. À REPORTAGEM, a moradora Nayra Miranda dos Santos, de 22 anos, mãe de bebês gêmeos, conta que o rompimento ocorreu por volta de meia noite.
“Foi quatro casas atingidas, sendo uma delas, a minha, onde eu moro com os meus dois bebês gêmeos de três meses e os filhos da minha irmã, ela tem dois bebês também. Já nem existe mais a casa né, a minha já foi, está toda destruída e isso que aconteceu era meia noite, no momento da chuva”
Nayra Miranda, moradora
Ela descreve que no momento do temporal, o barranco cedeu e levou três casas. Segundo a jovem, até o momento, ainda continua sendo registrado desabamentos no local. “Ainda não parou de desabar, porque mexeu com a estrutura da casa e está se arranhando de pouco em pouco“.
“A minha casa, que era de madeira, entrou dentro da casa da minha irmã, que era de alvenaria. Aí tá tudo destruído aqui. A outra casa que tava atrás da minha, que ela é de alvenaria também, está toda destruída”, revela.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS procurou a Defesa Civil do Amazonas para saber quais medidas estão sendo tomadas sobre o assunto. O órgão informou que está sendo realizado o levantamento sobre as ocorrências, e que em breve será divulgada a nota oficial.