Redação Rios
COLÔMBIA – O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou a proibição da entrada no país de aviões norte-americanos com migrantes colombianos deportados pelos Estados Unidos.
O veto foi comunicado por meio de uma publicação em seu perfil no X (antigo Twitter). Nela, Petro afirmou que os Estados Unidos não podem tratar os migrantes colombianos como “delinquentes”.
“Desautorizo a entrada de aviões norte-americanos com migrantes colombianos ao nosso território”, escreveu Petro. Ele ainda defendeu que os Estados Unidos estabeleçam um protocolo que garanta um tratamento digno aos migrantes antes que a Colômbia aceite recebê-los de volta.
Leia também: Brasil vai pedir explicações aos EUA por ‘tratamento degradante’ a brasileiros deportados
A declaração do presidente da Colômbia ocorre em meio a um cenário de endurecimento das políticas migratórias nos Estados Unidos pelo recém-empossado presidente Donald Trump. Nos primeiros dias do seu novo mandato, ele reforçou ações de deportação em massa de pessoas em situação ilegal de diversas nacionalidades.
No sábado, 25/1, 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, em uma aeronave KC-30 da FAB.
O voo partiu de Manaus, onde os passageiros haviam desembarcado na sexta-feira, 24, após o avião vindo dos Estados Unidos apresentar problemas técnicos.
*Com informações da Agência Estado