Nayandra Oliveira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Um homem, de 32 anos, foi detido pela Polícia Militar, suspeito de promover um evento ilegal em via pública, no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, neste domingo, 1º/2. O evento, organizado por uma adega local, gerou aglomeração e poluição sonora, configurando crime ambiental previsto no artigo 54 da Lei 9605/98.
Por volta da 1h da manhã, equipes da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) realizavam patrulhamento ostensivo na rua do Areal quando identificaram uma grande concentração de pessoas na via. Segundo o boletim de ocorrência, o público incluía menores de idade e, ao perceber a presença policial, a maioria dos frequentadores dispersou rapidamente, restando apenas o organizador do evento e o responsável pelo equipamento de som.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) foi acionada e lavrou o auto de infração Nº 2152/25. O organizador do evento foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi registrado flagrante por poluição ambiental resultante em dano à saúde humana. A carretinha de som utilizada no evento também foi apreendida.
Ainda de acordo com o relatório policial, o suspeito possui antecedentes criminais. As autoridades reforçam que eventos em espaços públicos precisam de autorização prévia e que o descumprimento das normas ambientais pode resultar em sanções severas.