Redação Rios
AMAZONAS – O Amazonas emitiu cerca de 410 mil novas Carteiras de Identidade Nacional (CINs) entre janeiro e dezembro de 2024. Os dados são do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).
Do total de emissões em 2024, cerca de 235 mil foram realizadas na capital e 175 mil no interior. Com uma média mensal de 21 mil agendamentos e 35 mil atendimentos, a emissão do documento alcançou 409.453 mil cidadãos amazonenses ao longo do período.
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Desde o início da emissão da CIN, em abril de 2023, o estado já contabiliza cerca de 600 mil novas identidades emitidas, representando cerca de 14% da população amazonense no acumulado histórico entre 2023 e 2024.
O diretor do IIACM, perito Mahatma Porto, destacou que a iniciativa beneficia tanto a sociedade, ao facilitar o acesso à documentação, quanto o estado, que contará com os dados integrados dos cidadãos.
“O Amazonas tem a meta de, até 2032, ter toda a população identificada com sua carteira de identidade nacional emitida. Isso representa um ganho para a sociedade, tanto para a população, que tem acesso à sua documentação, quanto para o Estado e para a Secretaria de Segurança Pública, que terá os dados do cidadão disponíveis”, explicou o perito.
Tecnologia
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem elementos tecnológicos que garantem maior segurança dos dados. Entre as inovações está a inclusão de um QR Code, que permite uma verificação fácil e confiável. Além disso, a CIN também está disponível em formato digital, acessível pelo aplicativo gov.br, com a mesma validade do documento físico.
Para solicitar o documento, é necessário realizar o agendamento por meio do site da SSP-AM (https://www.ssp.am.gov.br/), por meio do qual, o cidadão acessa todas as informações referente a documentação solicitada para expedir a nova CIN. Pessoas idosas, com deficiência e outras prioridades comprovadas a partir de documentos não precisam agendar, basta ir ao PAC mais próximo da sua residência.
CIN nos PACs
Atualmente, a SSP-AM detém mais de 34 mil Carteiras de Identidade guardadas nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), aguardando para serem entregues aos respectivos donos.
De acordo com o diretor do IIACM, Mahatma Porto, os documentos seguem sendo guardados pela Instituição, mas solicita que o cidadão realize a retirada. Para consultar se o documento já está apto para entrega basta acessar o mesmo site do agendamento e clicar na aba “Acompanhar Atendimento”.
Mahatma explicou, ainda, que com a CIN em mãos, o cidadão pode baixar o documento na versão digital. A versão é acessada a partir do aplicativo do Governo Federal, o Gov.BR, onde é necessário ter o selo prata ou ouro para baixar o documento na Carteira Digital.
*Com informações da assessoria