Patrick Motta Jr – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, a chamada ‘Igreja de Ouro’, desabou na tarde desta quarta-feira, 5/2. O acidente no santuário, localizado no Centro Histórico de Salvador (BA), resultou na morte de uma turista paulista, identificada como Giulia Panchoni Righetto, que tinha 26 anos, e em cinco pessoas feridas.
As informações sobre o número de vítimas foi concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Conforme a Defesa Civil de Salvador, o espaço central da igreja acabou cedendo durante um momento de visitação de fiéis no local. Na ocasião, três viaturas dos bombeiros foram acionadas para a ocorrência no templo.
Leia também: Igreja de São Sebastião é interditada por tempo indeterminado em Manaus
Por meio de vídeos registrados após o desabamento, é possível visualizar que o local ficou tomado por fumaças de poeira e escombros. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também auxiliaram nas buscas junto do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Os feridos foram atendidos e encaminhados para um hospital da região. Eles sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de vida. Por meio de nota, a Polícia Civil da Bahia (PCBA) afirmou que as causas do acidente ainda serão esclarecidas após de análise de laudos periciais. A PCBA também ressaltou que investigará a morte da turista, que visitava a igreja no momento do colapso.
Igreja de Ouro
Conhecida como Igreja de Ouro, a Igreja São Francisco de Assis foi construída no início do século XVIII no Centro Histórico de Salvador. Tombado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o interior do templo é revestido de ouro e é considerado uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.