Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Reino Unido da Liberdade defenderá o tema “ Êpahey Reino Unido! Mojubá, Gbogbo Orixá”, no desfile do “Carnaval da Floresta”, que será realizado no dia 1° de março deste ano, no Sambódromo de Manaus.
O tema celebra a cultura afro-brasileira, destacando a importância dos orixás e a ancestralidade africana. A letra evoca a força e a espiritualidade dos orixás, figuras centrais nas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, como explicou Márcio Braz, da comissão de carnaval no programa “Vumbora” da Rádio RIOS FM 95,7, apresentado por Mazé Mourão.
“O título do nosso enredo é uma saudação aos orixás, e a Reino Unido fará, ao longo do desfile, uma homenagem a todos eles. Esse enredo tem como ponto de partida a padroeira da nossa escola, Iansã. Assim, iniciamos nossa narrativa com ela e a concluímos com um grande reino, onde cada reino africano representado faz referência a um orixá“, explicou Márcio.
Leia também: Carnaval 2025: Unidos do Alvorada exalta a essência feminina no programa ‘Vumbora’ da Rios FM 95,7
Encerraremos o desfile com a Reino Unido da Liberdade, um reino que simboliza a luta contra a intolerância, a valorização do respeito e a união de todos os orixás sob sua proteção.”
Márcio Braz, comissão de carnaval da Reino Unido
O carnavalesco Adan Renê, responsável por desenhar o desfile da Reino Unido da Liberdade neste ano, destacou que a escola vem trazendo surpresas do início ao fim da apresentação.
“O spoiler que posso dar é que a primeira surpresa virá logo no início, na comissão de frente, e a última, no final. Vamos apresentar algo que cumpre a missão de despertar a curiosidade do público: começar na África e concluir no Morro da Liberdade.”, concluiu.