Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A instalação de semáforos no cruzamento entre a avenida Umberto Calderaro Filho e a rua Belo Horizonte, na zona Centro-Sul, gerou críticas dos manauaras nas redes sociais. No local, há uma ladeira que terá o seu fluxo interrompido pela nova sinalização.
De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a estrutura já está instalada, mas o semáforo só deve entrar em funcionamento no meio da semana. Contudo, a data oficial ainda será definida durante esta segunda, 17/2.
Diante deste cenário, o Portal RIOS DE NOTÍCIAS conversou com o engenheiro civil Robson Ferreira, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), que apontou alguns problemas da medida e as possíveis soluções.
“Ali realmente é um ponto de estrangulação. Você tem uma dificuldade na [avenida] Belo Horizonte para fazer a travessia da avenida Humberto Calderaro. O problema é que você tem ali uma ladeira, um declive curto, em que ao colocar um semáforo vira mais um ponto de retenção, porque lá em cima já tem outro”, comentou.
Atualmente, pedestres e motoristas enfrentam dificuldades ao cruzar a avenida. Inclusive, uma faixa de pedestres também foi instalada antes do semáforo, visando melhorar a segurança viária. Robson Ferreira entende que um caminho viável seria a construção de um viaduto.
“Já que você tem um desnível, dá para fazer um viaduto. Porque você passaria a avenida Humberto Calderaro por cima da rua Belo Horizonte. Naturalmente, tem que se fazer um estudo de engenharia, e até desapropriações. Mas isso é da natureza das obras viárias, elas são assim”, ressaltou Robson.
O vice-presidente do CREA-AM ressaltou que não se pode pensar na resolução de um problema criando-se outro que aumentará a retenção do fluxo de trânsito. “Isso já foi feito na Djalma Batista, o que é uma piora do fluxo da via e é provavelmente o que vai acontecer ali”, destacou.