Gabriel Lopes – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Semáforos foram instalados no cruzamento da avenida Umberto Calderaro Filho com a rua Belo Horizonte, na zona Centro-Sul, e devem começar a operar no meio desta semana. A mudança tem gerado debate entre os moradores, com opiniões divergentes nas redes sociais e nas ruas.
Internautas questionam a necessidade do novo semáforo, especialmente por estar localizado em uma descida. “Já tem dois semáforos acima e vão colocar outro embaixo?”, criticou uma usuária. “Esses gênios da prefeitura querem prejudicar os motoristas”, pontuou outro.
O Portal RIOS DE NOTÍCIAS esteve no local nesta segunda-feira, 17/2, e conversou com Edson Leda Júnior, vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Segundo ele, a medida busca regulamentar um cruzamento já existente, mas sem segurança adequada.
“O objetivo é garantir mais segurança para os condutores que vêm da Belo Horizonte e precisam cruzar a Umberto Calderaro. O tempo do semáforo será ajustado para evitar que motoristas sejam pegos de surpresa descendo a ladeira”, explicou Leda.
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Pedestres e motorista
Jarliton Corrêa, que tentava atravessar o cruzamento, afirmou esperar que a mudança traga melhorias, mas criticou a falta de calçadas na região. “A faixa de pedestres vai ajudar, mas temos esse problema: a calçada praticamente não existe. Vim do lado de cima e precisei andar pela pista”, comentou.
Já Arthur Souza destacou que antes não havia qualquer sinalização no local. “Para acessar o shopping, era complicado. Não havia semáforo nem faixa de pedestres, então tínhamos que arriscar o momento certo para atravessar sem perigo”, relatou.
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Moradora da área há mais de 60 anos, Marcileia Camarão destacou a imprudência dos motoristas na região. “Ninguém, nem motoqueiro nem motoristas, nos respeitam. Espero que essa medida seja eficaz e melhore a situação, não piore. Acontecem muitos acidentes, e fica difícil atravessar”, comentou.
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Possíveis soluções
O riosdenoticias.com.br conversou com o engenheiro civil Robson Ferreira, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), que apontou o conflito da mudança no local, que conta com uma ladeira íngreme, e sugeriu a construção de um viaduto.
“Já que você tem um desnível, dá para fazer um viaduto. Porque você passaria a avenida Umberto Calderaro por cima da rua Belo Horizonte. Naturalmente, tem que se fazer um estudo de engenharia, e até desapropriações. Mas isso é da natureza das obras viárias, elas são assim”, afirmou Ferreira.