Nicolly Teixeira – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – O Papa Francisco, de 88 anos, não corre risco de morte, afirmou o médico Sergio Alfieri durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 21/2, no hospital Gemeli, em Roma. O pontífice está internado desde o dia 14 de fevereiro, para tratar uma pneumonia bilateral.
“Se a pergunta for: O papa está fora de perigo? Não, ainda não. Mas ele está em perigo mortal agora? A resposta, mais uma vez, é não. Há alguns minutos ele saiu da sala para ir à capela rezar”, disse o médico.
Leia Também: Papa Francisco apresenta melhora no quadro de saúde
O pontífice tem apresentado nos últimos dias sinais de melhora, conseguindo andar, tomar café da manhã sozinho e participar das atividades religiosas dentro do hospital. No entanto, o médico acredita que ele ficará por mais uma semana na casa de saúde, devido ser considerado um paciente frágil.
“Como um paciente de 88 anos, quando não é mais possível tratar em casa, a gente interna o paciente. A diferença é que as outras pessoas de 88 anos ficam em casa vendo televisão em uma cadeira de rodas. Vocês conhecem outro senhor de 88 anos que governa um estado e é também o pai espiritual dos católicos no mundo? Ele não se poupa, então se cansou muito”, afirmou o médico.
O chefe da igreja católica seguirá sendo monitorado no decorrer dos próximos dias pela equipe médica, por ainda haver o risco sepse, uma reação generalizada do corpo a uma infecção.
“Pode acontecer de os microorganismos que estão nas vias respiratórias e pulmões entrarem no sangue. Nesse caso, qualquer paciente teria uma sepse, que nessa idade pode ser difícil de curar. Neste momento, ele não tem sepse”. explicou.
Com os rumores de renúncia que surgiram em decorrência do seu estado de saúde, as fontes próximas ao papa indicam que ele continua comprometido e não considera deixar o cargo neste momento.