Letícia Rolim – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A aguardada edição “Imaginação Radical” da revista Amarello será lançada nesta sexta-feira, 28/7, às 19h, em um evento especial no Centro Cultural Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, 279, próximo ao Teatro Amazonas, no coração de Manaus.
A escolha exclusiva do local reflete a importância do encontro com ideias transformadoras, que buscam incentivar a exploração de um mundo repleto de possibilidades, onde a imaginação transcende todas as barreiras. O evento é organizado pelo projeto Funkeiros.
A revista já está disponível no site, mas agora, com a sua chegada ao Casarão das Ideias, ficará ainda mais acessível a todos os interessados.
“Imaginação Radical” é mais do que uma simples publicação, é um convite para repensar a forma como enxergamos o mundo, a vida e as instituições sociais. Através dela, somos convidados a vislumbrar uma realidade livre da supremacia branca, onde o protagonismo é abraçado por pessoas pretas, indígenas, jovens periféricos e todos aqueles artistas que são guiados por um objetivo maior.
Esse evento especial também celebra o poder da felicidade analógica, destacando a importância de estarmos conectados com amigos amazonenses, fortalecendo assim, um olhar voltado para o Norte e para as riquezas culturais dessa região única.
O evento é um convite para participar do lançamento da edição “Imaginação Radical” no Casarão de Ideias e refletir sobre a construção de um futuro mais inclusivo, criativo e repleto de possibilidades, um momento único de reflexão e inspiração.
Conforme o criador do Projeto Funkeiros Cults, escritor e fotógrafo, Dayrel Teixeira, o evento será uma comemoração do lançamento revista Amarelo em Manaus. Para ele, a melhor parte da criação da revista foi inserir profissionais do Norte no trabalho.
“É uma revista que eu trabalhei como editor, trabalhei na curadoria também e pude botar muitas pessoa do Norte. Minha maior felicidade, além de poder entrar como um dos editores da revista, foi poder trazer mais pessoas aqui do Norte”
Dayrel Teixeira, criador do Projeto Funkeiros Cults
A revista tem contribuição de diversos artistas do Norte como a escritora Elizabeth Nascimento e o coletivo do Amazonas Arte Ocupa. Conforme Dayrel, grande parte das fotos da revista foram autorais.
“Tem fotos em que a gente recriou grandes obras de arte, como “Abaporu” de periferia. A gente criou a obra “Os Amantes” que é uma uma obra surrealista, “O Mesquista” do Portinari. Foi uma edição assim que contemplou muito o Norte”, revelou Dayrel.
Para Dayrel, a sensação de fazer parte da criação de uma revista de grande alcance no país, juntamente com artistas do Norte, é “de uma alegria imensa”.
“Eu estou muito feliz e animado. Eu vou levar minha mãe e meu pai para a galeria e depois descer para a festa de lançamento no Casarão. Vão muitos amigos e pessoas que trabalharam junto comigo. Então, estamos animados”
Dayrel Teixeira, criador do Projeto Funkeiros Cults