Elen Viana – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – A capital, municípios da Região Metropolitana e do Interior do Estado sofreram, na noite desta quarta-feira, 2/4, o terceiro apagão em menos de um mês. De acordo com informações da concessionária, a interrupção afetou parte do Amazonas.
A interrupção da energia aconteceu por volta das 22h desta quarta-feira, 2/4, segundo informou em nota a concessionária Amazonas Energia, afirmando que houve o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Às 22h54, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a retomada gradativa da carga para a recomposição do sistema. A energia só foi completamente reestabelecida no início da madrugada desta quinta-feita, 3.
Leia mais: Mães atípicas: desafios e conquistas na luta pelos direitos de crianças autistas
Até as 1h desta quarta-feira, 3, alguns bairros de Manaus ainda permaneciam sem energia. Após esse horário, o fornecimento foi completamente retomado. A concessionária informa que reclamações podem ser feitas pelos canais de atendimento.

Apagões em Manaus
Na última quarta-feira, 27, bairros de Manaus enfrentaram um apagão após uma falha na transmissão Lechuga-Manaus, que pertence ao Sistema Interligado Nacional (SIN), configurando a segunda interrupção no mês.

O primeiro apagão ocorreu no dia 7 de março, quando uma falha na linha de 500 kV Jurupari-Silves deixou a capital, municípios da Região Metropolitana e cidades do interior sem energia. Iranduba, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Parintins ficaram sem fornecimento de eletricidade.