Júnior Almeida – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Três homens foram presos na manhã desta sexta-feira, 4/8, no bairro Redenção, zona Oeste de Manaus. Benys Anjos de Souza, de 40 anos, e Thiago Pimentel da Silva, de 23 anos, são acusados de invadir um condomínio de luxo na Ponta Negra, no dia 04 de abril desse ano. Na ocasião, o bando fez cinco pessoas de uma mesma família reféns, dentre elas uma cuidadora e uma criança especial. Um outro homem, Abraão Sarmento, tio da esposa de Benys, foi preso com quase um quilo de drogas.
A operação acompanhada pelo coronel César Andrade, da Secretaria Executiva Adjunta de Operação (Seaop), foi a partir de investigações dos policiais do 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e da Força Tática, operação Vigilância Intensiva.
Os agentes identificaram por meio de um vídeo, o trio, que é visto pulando um muro de um condomínio. Thiago e Benys, e um outro comparsa, que ainda está sendo investigado, fizeram cinco pessoas reféns, dentre elas uma cuidadora e uma criança especial.
Antes, eles tentam entrar em uma residência, mas o alarme toca e eles fogem, porém, entram em outra residência, onde fazem os moradores de reféns.
Segundo a polícia, no ato da prisão de Thiago, ele revidou e atirou contra as autoridades. Mas foi abatido pelos PMs. Como recebeu um tiro, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, não foi divulgado o quadro de saúde.
Benys Souza, por sua vez, na ocasião da prisão foi flagrado com um tablete de droga, contendo aproximadamente 1kg de entorpecentes, e ainda um simulacro – arma falsa – de pistola na posse de Abraão Sarmento, que foi detido em flagrante.
O secretário da Seaop, coronel César Andrade, explicou que desde a noite da última quinta-feira, 3/8, as equipes da Secretaria de Segurança, Polícia Militar e da Polícia Civil do Amazonas estão realizando operações integradas, que culminaram nas prisões de suspeitos envolvidos em crimes de feminicídio, tráfico, roubos e porte ilegal de armas.
“Desde a quinta-feira estamos trabalhando com várias operações. Essa aqui foi um grande sucesso. Delegado Costa e Silva, sempre um grande parceiro da Secretaria de Segurança Pública, que já vinha colhendo dados desde março, e hoje utilizou ações da Seaop, policiais da própria delegacia e da Força Tática, e a conclusão não poderia ser outra, suspeitos presos, objetos e drogas apreendidas e a sociedade mais protegida”, disse o secretário-executivo.
Benys e Thiago foram indiciados pelos crimes de roubo majorado com emprego de arma de fogo e ficarão à disposição da Justiça.
Assista ao vídeo do dia do crime: